Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/02/2012 - 11h54

Na França, presidente Sarkozy entra oficialmente na corrida eleitoral

Publicidade

DA REUTERS, EM PARIS

O presidente francês, Nicolas Sarkozy, vai formalizar nesta quarta-feira sua entrada na corrida presidencial de 2012, lançando uma rápida campanha há pouco mais de dois meses antes do pleito.

A previsão é que o líder conservador anuncie sua candidatura no horário nobre da televisão na noite desta quarta-feira e faça seu primeiro comício de campanha na quinta-feira, na cidade de Annecy, próxima dos Alpes, onde o seu partido, o UMP, espera um "dilúvio" de apoiadores.

Sarkozy tenta a reeleição num momento que parece ser mais favorável ao candidato socialista, François Hollande, e irá definir a sua plataforma de campanha em um discurso para uma audiência de milhares de pessoas na cidade portuária de Marselha, no domingo.

O gabinete de Sarkozy não comentou o horário do lançamento da campanha, mas a televisão TF1 terá o presidente como convidado em seu noticiário das 20h (17h no horário de Brasília) e o diário Le Figaro, que apoia Sarkozy, afirmou que ele faria então o anúncio.

Philippe Wojazer/Reuters
Presidente francês Nicolas Sarkozy discursa para trabalhadores da PhotoWatt em Bourgoin-Jallieu
Presidente francês, Nicolas Sarkozy, discursa para trabalhadores da PhotoWatt em Bourgoin-Jallieu

NÚMEROS

Estagnado com 68% no índice de desaprovação e atrás de Hollande nas pesquisas de opinião, Sarkozy tem trabalhado há semanas em uma campanha baseada em reformas para alavancar a competitividade na indústria e restaurar o crescimento que caiu para zero.

Uma pesquisa do Ifop (Instituto Francês de Opinião Pública), publicada na terça-feira, deu à Hollande uma vantagem de 5 pontos no primeiro turno em 22 de abril, com aproximadamente 30 por cento de apoio em comparação a 25% de Sarkozy. A enquete mostrou o candidato socialista derrotando facilmente Sarkozy no segundo turno em 6 de maio, com 57,5% enquanto Sarkozy teria 42,5%.

A pesquisa apontou que a líder da extrema-direita Marine Le Pen apresentava 17,5%no primeiro turno e o centrista François Bayrou, 12,5%.

Comentar esta reportagem

Termos e condições

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página