Publicidade
Publicidade
Jornalista do New York Times morre na Síria
Publicidade
DA FRANCE-PRESSE
O jornalista do diário americano New York Times Anthony Shadid, premiado duas vezes com o Pulitzer graças aos seus artigos ricamente elaborados sobre o turbulento Oriente Médio, região que cobriu durante duas décadas, morreu na Síria de um ataque de asma.
Shadid, de 43 anos, havia entrado sorrateiramente na Síria para informar sobre a sangrenta repressão de uma revolta de militantes democratas. O ataque de asma que sofreu na quinta-feira aparentemente foi desencadeado pelos cavalos utilizados pelos guias, indicou o New York Times.
"Anthony morreu como havia vivido, decidido a testemunhar sobre a transformação que o Oriente Médio está sofrendo e sobre o sofrimento das pessoas presas entre a opressão governamental e as forças opositoras", escreveu em uma mensagem eletrônica aos funcionários do New York Times a diretora-executiva deste jornal, Jill Abramson.
Ganhou dois Prêmios Pulitzer --a maior honra no jornalismo americano-- em 2004 e 2010 por sua cobertura da invasão do Iraque, dirigida pelos Estados Unidos, e o caos posterior neste país, para o Washington Post.
Shadid era um americano descendente de libaneses que dominava o idioma árabe, e documentou a guerra com histórias comoventes do povo iraquiano em seu livro "Night Draws Near: Iraq's People in the Shadow of America's War", publicado em 2005.
Recentemente, cobriu as revoltas que atingiram o mundo árabe do Egito, Síria e Líbia, onde ele e outros jornalistas do New York Times foram detidos e maltratados pelas forças leais a Muamar Kadhafi.
Começou sua carreira no escritório do Cairo da agência de notícias Associated Press, de 1995 a 1999. Depois, trabalhou para o Boston Globe e para o Washington Post.
Shadid era casado e tinha dois filhos.
+ Canais
- Conheça a página da Folha Mundo no Facebook
- Acompanhe o blog Pelo Mundo
- Acompanhe a Folha Mundo no Twitter
- Acompanhe a Folha no Twitter
+ Notícias em Mundo
- Polícia tailandesa procura outros 2 membros da célula terrorista iraniana
- Imperador do Japão é internado para cirurgia cardíaca
- China empresta mais dinheiro à América Latina que Bird, BID e EUA
Livraria
- Especialista em geopolítica tenta prever os próximos dez anos
- Vencedor do Pulitzer narra a história do petróleo; leia trecho
- Ex-delegado do Dops dá nome aos bois
- 'Bota o retrato do velho outra vez'; chega nova biografia de Getúlio
- Covardia é o pior dos vícios, diz Pondé
- Livro destrói mito do bom selvagem e relata guerras pré-históricas
Publicidade
As Últimas que Você não Leu
Publicidade
+ LidasÍndice
- Unesco pede medidas para salvar Machu Picchu
- Morre Klaas Faber, um dos criminosos nazistas mais procurados
- ONU confirma morte de 32 crianças em massacre na Síria
- Militar boliviano que capturou Che disse a guerrilheiro que ele seria julgado
- Irlanda do Norte está disposta a ajudar Colômbia em eventual processo de paz
+ Comentadas
+ EnviadasÍndice
Sobre a Folha | Expediente | Fale Conosco | Mapa do Site | Ombudsman | Erramos | Atendimento ao Assinante
ClubeFolha | PubliFolha | Banco de Dados | Datafolha | FolhaPress | Treinamento | Folha Memória | Trabalhe na Folha | Publicidade
Copyright Folha.com. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicaçao, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha.com.








Tablet
Notebook
Tênis
Auto DVD Player
TV