Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/02/2012 - 22h50

Deficit da Espanha atinge 8,51% do PIB, acima da meta europeia

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

A Espanha anunciou nesta segunda-feira que o déficit público do país chegou a 8,51% do PIB (Produto Interno Bruto) em 2011, acima da meta do acordo com a União Europeia, que era chegar a 6% de todas as riquezas geradas pelo país.

A medida foi vista com pessimismo pelo novo governo do país, que assumiu após as eleições de 20 de novembro. Até então, o governo socialista, liderado por José Luiz Rodríguez Zapatero, estimava que seria possível alcançar a meta, que não chegou à quarta-parte do pacto com instituições do bloco continental.

Os resultados mostram que, caso o Banco Central Europeu não reveja as metas para a Espanha e o atual governo concorde com as medidas, Madri teria que fazer um corte de cerca de 44 bilhões no Orçamento para o próximo exercício para garantir a meta planejada, um recorde nacional na história recente.

Ao chegar ao poder, em dezembro, Mariano Rajoy aumentou os cortes de gastos e aumentou os impostos, garantindo 15 bilhões a mais nas contas do governo. De acordo com o jornal "El País", a Espanha poderá pedir que Bruxelas relaxe a meta do déficit, que está em 4,4% para 2012.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página