Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/02/2012 - 03h55

Haiti investiga ex-presidente Aristide por corrupção e narcotráfico

Publicidade

DA EFE

O Estado haitiano decidiu investigar o ex-presidente Jean Bertrand Aristide e vários de seus colaboradores por corrupção, tráfico de drogas e formação de quadrilha, informaram fontes judiciais nesta segunda-feira.

O promotor-chefe de Porto Príncipe, Jean-Renel Sénatus, entregou o expediente à juíza decana Jocelyne Casimir, que o transferiu à juíza de instrução Mimose Janvier.

"Será aberta formalmente a instrução, mesmo que Aristide não possa ser convocado imediatamente", indicou a fonte, explicando que a diligência está parcialmente baseada em um documento preparado depois da queda de Aristide, em 2004, pela Unidade de Luta Contra a Corrupção.

O ministro da Justiça haitiano, Michel Pierre Brunache, divulgou nesta segunda-feira um comunicado no qual precisou que não foi emitida nenhuma ordem de levar o ex-mandatário ao juiz e afirmou que respeita a "independência do Poder Judiciário".

Jean Bertrand Aristide, que governou entre 1991 e 1996 (o mandato foi interrompido por um golpe de Estado entre 1991 e 1994) e entre 2001 e 2004, retornou após sete anos de exílio em 18 de março de 2011, às vésperas das eleições que levaram Michel Martelly à Presidência.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página