Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/03/2012 - 02h10

Em uma década, Pyongyang multiplicou por 20 seus mísseis de longo alcance

Publicidade

DA EFE

A Coreia do Norte multiplicou por 20 o seu número de mísseis antiaéreos de longo alcance nos últimos dez anos para defender Pyongyang, revelou nesta quarta-feira uma fonte anônima das Forças Armadas sul-coreanas.

Além disso, o informante revelou à agência sul-coreana "Yonhap" que em 2010 o Exército Popular da Coreia do Norte tinha desdobrados próximos à capital do país 40 mísseis terra-ar SA-5 para sua defesa.

O número contrasta com o registrado em 2000, quando o regime norte-coreano só ostentava dois destes projéteis em Pyongyang.

Os mísseis SA-5, de desenvolvimento soviético e com uma categoria de entre 260 e 300 quilômetros, constituem o mecanismo de defesa antiaérea mais confiável da Coreia do Norte diante da hipotética ameaça de aviões inimigos a grande altura sobre a principal cidade do país.

No caso dos mísseis SA-3, que oferecem uma defesa de curto alcance contra aviões de voo baixo, seu número cresceu de sete a 140 entre 2000 e 2010, segundo a fonte militar sul-coreana.

Por último, o número de mísseis SA-2, com um alcance ainda inferior, passou de 45 a 180 durante o mesmo período.

O aumento do número de mísseis de defesa antiaérea em Pyongyang responde à política de prioridade militar aplicada pelo líder máximo Kim Jong-il durante 17 anos à frente do país, até sua morte em 17 de dezembro.

Seu filho mais novo e sucessor, Kim Jong-un, que com menos de 30 anos foi nomeado líder absoluto da Coreia do Norte, se comprometeu a dar continuidade a esta política para garantir a unidade interna do país e defendê-lo perante a aliança Coreia do Sul-Estados Unidos.

Comentar esta reportagem

Termos e condições

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página