Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/03/2012 - 19h29

Aliados de Merkel sofrem derrota nas eleições regionais da Alemanha

Publicidade

DA FRANCE PRESSE, EM BERLIM

Os aliados liberais (FDP) de Angela Merkel no governo federal conseguiram apenas 1,2% dos votos neste domingo nas eleições regionais do Estado de Sarre (sudoeste), nas quais o partido conservador CDU da chanceler alemã foi o vencedor, segundo as pesquisas de boca de urna.

Os liberais integravam até agora a coalizão governista no Estado de Sarre, onde receberam 9,2% dos votos nas eleições de 2009.

A União Cristão-Democrata de Merkel teve o mesmo resultado de 2009, sendo o partido mais votado conquistando a preferência de 34,5% do eleitorado. O Partido Social-Democrata (SPD) ganhou 6,5 pontos, somando 30,6% dos votos, segundo resultados provisórios.

Como já haviam anunciado, CDU e SPD formarão uma grande coalizão para governar Sarre com 36 deputados de um total de 51.

O secretário-geral do FDP, Patrick Döring, atribuiu o mau resultado às "dificuldades locais". Seu partido desapareceu de cinco parlamentos regionais em 2011 e a partir deste domingo só estará presente em dez dos 16 estados que compõem a federação.

O partido liberal tem agora todas as esperanças depositadas nas eleições regionais de Schleswig-Holstein, em 6 de maio, e da Renânia do Norte-Westfalia, no dia 13.

O Partido Pirata, que entrou com força no cenário político alemão na eleição no cidade-estado de Berlim em setembro (9%), confirmou sua implantação com 7,4% dos votos.

O partido de esquerda radical Die Linke perdeu terreno em uma região operária, ficando com 16,1% dos votos contra 21,3% em 2009.

Por último, os Verdes conquistaram os 5% de votos necessários para se manter no Parlamento regional de Sarre, segundo resultados oficiais provisórios.

O índice de participação caiu de 67,7% em 2009 para 61% a 62% este ano.

Segundo alguns comentaristas, este novo equilíbrio político em Sarre poderá antecipar um resultado em nível federal dentro de 18 meses.

"Este vínculo entre a CDU e o SPD antecipa talvez (o que poderia ocorrer) após as próximas eleições para o Bundestag", o Parlamento alemão, registrou o jornal bávaro de centro-esquerda Süddeutsche Zeitung.

Comentar esta reportagem

Termos e condições

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página