Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/03/2012 - 18h16

Chávez confirma que deixará Cuba na quinta, mas voltará no sábado

Publicidade

DA EFE, EM CARACAS

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, confirmou nesta terça-feira em Havana que na próxima quinta voltará ao seu país e que dois dias depois retornará a Cuba para a segunda fase da radioterapia contra o câncer.

"Esta noite tenho a quarta sessão de radioterapia e amanhã a quinta - e última da primeira fase. Na quinta-feira estarei na Venezuela e devo retornar (a Cuba) outra vez no final de semana", detalhou em um discurso transmitido em cadeia obrigatória de televisão na Venezuela.

O governante chegou no sábado passado à capital cubana, apenas uma semana após voltar à Venezuela, depois de permanecer em Cuba durante 21 dias recuperando-se de sua terceira cirurgia desde junho, que foi realizada no dia 26 de fevereiro e lhe extirpou um tumor canceroso de dois centímetros.

"Continuo evoluindo favoravelmente do pós-operatório e agora a radioterapia", acrescentou ao se referir ao tratamento que começou no domingo passado em uma transmissão na qual apareceu rodeado por vários de seus ministros.

O presidente dedicou a maior parte de seu discurso a repassar programas de governo e aprovar verbas orçamentárias.

TUMOR

Chávez indicou que o tumor extirpado há um mês estava situado na zona pélvica, a mesma de onde extraiu outro, também maligno, no dia 20 de junho do ano passado, mas não deu mais detalhes.

A primeira operação foi por um abscesso pélvico e também foi realizada em Cuba no dia 10 de junho de 2011.

Depois da segunda operação, Chávez se submeteu a um tratamento de quimioterapia que terminou em setembro e do qual saiu afirmando que tinha superado o câncer.

O presidente venezuelano disse antes de viajar para Cuba no fim de semana passado que estaria "indo e vindo" à ilha e que "é possível" que algumas das sessões de radioterapia ocorram na Venezuela.

Chávez negou ter metástases e repetiu que confia em sua plena recuperação, e por isso não tem planos de desistir das eleições presidenciais de outubro, nas quais tentará a terceira reeleição.

Comentar esta reportagem

Termos e condições

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página