Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/03/2012 - 12h22

Queimador de plataforma da Total apaga no mar do Norte

Publicidade

DA FRANCE PRESSE, NO REINO UNIDO

O queimador de uma plataforma petroleira da Total no mar do Norte, evacuada devido a um vazamento de gás que levantava temores de especialistas sobre uma possível explosão, apagou, indicou neste sábado um porta-voz do grupo petroleiro francês.

"Podemos confirmar que o queimador apagou", declarou à AFP este porta-voz em Aberdeen, cidade escocesa a 240 km da plataforma e onde a Total instalou uma equipe de crise.

"O queimador apagou sozinho, era o que esperávamos", acrescentou outro porta-voz, Brian O'Neill, informando que a Total havia feito esta primeira observação na sexta-feira e que um voo de reconhecimento realizado na manhã deste sábado permitiu verificar que o queimador estava, de fato, apagado.

O presidente da Total, Christophe de Margerie, informou neste sábado que o vazamento vinha "de uma camada natural, e não de um depósito em exploração", segundo declarações publicadas pela empresa no Twitter.

"Iniciamos perfurações de poços de derivação" para tentar bloquear o vazamento, acrescentou Christophe de Margerie.

Por sua vez, O'Neill informou neste sábado à AFP que era preciso contar "de sete a dez dias antes de estar em condições de começar a perfuração".

Esta operação, que pode levar até seis meses, segundo a Total, é destinada a aliviar a pressão do gás e permitir a injeção de lama para selar o vazamento.

Já o presidente da Total insistiu na necessidade de "que venham bombeiros especializados", acrescentando que são esperadas autorizações neste sentido.

A plataforma da jazida de Elgin, onde trabalhavam mais de 200 pessoas, foi totalmente esvaziada a partir de segunda-feira, e uma zona de exclusão foi delimitada nas imediações, devido ao perigo deste vazamento de gás, que constitui, segundo a Total, seu "maior incidente no mar do Norte em pelo menos dez anos".

Comentar esta reportagem

Termos e condições

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página