Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/04/2012 - 18h56

EUA e Japão mostram preocupação sobre lançamento norte-coreano

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O secretário de Defesa americano, Leon Panetta, e o ministro de Defesa do Japão, Naoki Tanaka, mostraram preocupação nesta terça-feira pelo anúncio do lançamento de um foguete pela Coreia do Norte, previsto para a próxima semana.

Os dois representantes reiteraram a posição de que o lançamento "violaria diretamente as obrigações internacionais da Coreia do Norte", de acordo com o porta-voz da Secretaria de Defesa dos EUA, George Little, que pediu às autoridades do país comunista "fazer o correto".

O funcionário do governo americano afirmou que os Estados Unidos e o Japão entram em contato com frequência e que levam a sério a perspectiva de testes com mísseis do país comunista.

"Entendemos a preocupação de nossos aliados japoneses sobre a perspectiva desse lançamento e seu potencial impacto na segurança da região", disse Little.

Estados Unidos, Coreia do Sul, Japão e outros países pediram ao país comunista que cancele o programa por considerar que encobre um teste com mísseis de longo alcance que violaria as resoluções da ONU (Organização das Nações Unidas), pedindo a renúncia dos lançamentos com tecnologia militar.

CONVITE

Mais cedo, o Japão recusou o convite feito à Agência de Exploração Aeroespacial do país (JAXA) para o lançamento de um foguete com um satélite de observação em abril.

De acordo com a emissora de televisão NHK, o convite foi feito pela Associação de Coreanos Residentes no Japão e a instituição espacial deverá confirmar presença até quinta-feira. O Ministério de Ciência do Japão enviou comunicado dizendo que não é conveniente que a agência participe do lançamento.

A informação sobre o convite norte-coreano é revelada em meio a tensão entre os dois países, causada pela missão espacial. O Japão, a Coreia do Sul e os Estados Unidos suspeitam que o regime comunista pretende lançar mísseis de longo alcance na atividade, que acontecerá entre os próximos dias 12 e 16.

Devido ao anúncio, os Estados Unidos suspenderam a ajuda alimentícia à Coreia do Norte por considerar que o satélite que o país prevê lançar em abril viola o acordo internacional que proíbe o lançamento de mísseis.

Comentar esta reportagem

Termos e condições

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página