Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/04/2012 - 16h43

Decisão argentina sobre YPF é soberana, diz Patriota

Publicidade

FLÁVIA FOREQUE
DE BRASÍLIA

O ministro Antonio Patriota (Relações Exteriores) evitou polemizar nesta quarta-feira sobre a decisão argentina de reestatizar a petroleira YPF, vendida à espanhola Repsol no final da década de 90. Questionado sobre o impacto da medida sobre as empresas brasileiras no país vizinho, ele afirmou que a pasta está "monitorando a situação" delas.

"É uma decisão soberana argentina. (...) Acompanharemos de perto os desenvolvimentos dessa história, que obviamente nos interessa muito", afirmou o ministro nesta quarta-feira (18) após encontro com o chanceler chileno, Alfredo Moreno.

Na última segunda-feira, o Estado argentino tomou o controle da petroleira YPF/Repsol. A presidente do país, Cristina Kirchner, ainda enviou ao Congresso projeto de lei para expropriar os 51% da petroleira sob comando de acionistas espanhóis.

A empresa responde por 1/3 de toda a arrecadação fiscal com empresas na Argentina - seu faturamento anual é de US$ 15 bilhões. Kirchner alegou que a empresa não vem fazendo os investimentos necessários para suprir o crescimento da demanda.

O ministro Edison Lobão (Minas e Energia) disse ontem que não teme mudanças na relação entre o governo argentino e a Petrobras. A estatal brasileira possui 79 postos de combustível e explora petróleo no território vizinho.

NORMAS INTERNACIONAIS

O chanceler chileno, Alfredo Moreno, também não quis comentar a decisão argentina, por se tratar de questões internas do vizinho, mas ressaltou que "a participação do setor privado em distintos âmbitos da economia é algo positivo".

"Qualquer ação que realiza um Estado naturalmente deve ser conduzida pela lei, (...) pelas regras e normas internacionais",completou.

Comentar esta reportagem

Termos e condições

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página