Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/05/2012 - 16h58

Romney agradece apoio de Santorum para eleições nos EUA

Publicidade

DA EFE, EM WASHINGTON

Mitt Romney, o pré-candidato favorito para concorrer à Presidência dos Estados Unidos pelo Partido Republicano, agradeceu nesta terça-feira a Rick Santorum -- que participou das prévias da legenda -- pelo apoio oficial que o ex-rival lhe manifestou nesta segunda e elogiou seu "compromisso com o conservadorismo".

Romney emitiu um comunicado no qual disse que "a corrida pela nomeação presidencial republicana sempre buscou a restauração da promessa dos Estados Unidos" e considerou que Santorum e ele compartilham um "compromisso absoluto" para conseguir esse objetivo.

Romney, que foi governador de Massachusetts, destacou ainda que Santorum e ele têm a mesma opinião sobre as "políticas fracassadas" da Administração do presidente democrata Barack Obama, "desde seu assalto à liberdade de consciência até sua política externa irresponsável".

Esta é a segunda vez que Santorum apoia Romney como candidato à Presidência -- já o fez na campanha de 2008 --, mas em fevereiro passado, lamentou por ter prestado apoio há quatro anos.

Santorum, que abandonou a disputa pela candidatura presidencial republicana no mês passado, expressou nesta segunda-feira à noite seu apoio a Romney por um e-mail enviado a seus partidários, argumentando que a meta absoluta é vencer Obama, que buscará a reeleição no pleito de novembro.

O ex-senador pela Pensilvânia explicou que tomou a decisão de apoiar Romney após o encontro que tiveram em Pittsburgh (Pensilvânia) na semana passada.

"Sobretudo, ambos decidimos que devemos vencer o presidente Obama. É uma tarefa que não será fácil, e requereria o apoio de todos para que nosso candidato saia vitorioso", declarou Santorum, que se retirou da disputa em 10 de abril. "(Romney) será esse candidato e ele tem meu apoio para ganhar esta, a eleição mais importante de nossas vidas".

CONSERVADOR

Durante o processo das prévias republicanas, Santorum tentou se apresentar como o mais conservador dos candidatos em disputa e chegou a classificar Romney como um "moderado" que não merecia disputar a Presidência com Obama no pleito do dia 6 de novembro.

O único rival atual de Romney na disputa pela candidatura republicana é o congressista Ron Paul, cuja permanência na campanha parece mais responder a uma estratégia para impulsionar seus ideais e objetivos dentro do partido do que uma verdadeira aposta pela Casa Branca, já fora de seu alcance.

Nesta terça-feira, Romney aproveitará as primárias nos estados da Carolina do Norte, Indiana e Virgínia Ocidental para seguir ganhando delegados frente a Ron Paul. De acordo com a emissora de televisão CNN, Romney tem 841 deputados contra 76 de Paul.

São necessários 1.144 delegados para conseguir a nomeação presidencial republicana, que será anunciada no final de agosto na Convenção Nacional do partido em Tampa (Flórida).

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página