Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/05/2012 - 21h28

Peña Nieto amplia vantagem nas eleições presidenciais do México

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O ex-prefeito da Cidade do México Enrique Peña Nieto ampliou a vantagem nas pesquisas para as eleições presidenciais mexicanas após o debate do último domingo (6), de acordo com pesquisa do instituto Consulta Mitofsky, divulgada nesta sexta-feira.

No levantamento, o candidato do opositor PRI (Partido Revolucionário Institucional) chegou a 38,5% das intenções de voto, contra 21% de Josefina Vázquez Mota, do PAN (Partido da Ação Nacional), do presidente Felipe Calderón.

Vázquez continua em empate técnico com o esquerdista Andrés Manuel López Obrador, que tem 19%, seguido por Gabriel Quadri, do Partido Nova Aliança (Panal), com 2%. Os eleitores indecisos e que vão votar nulo ou em branco chegam a 20,5%.

A pesquisa foi feita com 1.000 mexicanos com mais de 18 anos, em entrevistas domiciliares, nesta semana em todo território do país. A margem de erro é de 3,1 ponto percentual.

As eleições mexicanas serão no dia 1º de julho. Além do presidente, cerca de 79 milhões de mexicanos escolherão 628 legisladores, governadores e deputados de diversos dos 32 Estados mexicanos.

POPULARIDADE

A vantagem de Peña Nieto é atribuída por analistas eleitorais especialmente pela pouca popularidade de Felipe Calderón e pelas divisões internas na aliança governista, que só escolheu o candidato à presidência em fevereiro.

O combate ao narcotráfico, bandeira do atual presidente, que deixou mais de 100 mil mortos no país, também explica a preferência pelo ex-governador. Caso Peña Nieto seja eleito, o PRI, partido que governou o México por 71 anos e saiu do poder em 2000, voltaria à presidência após dois mandatos.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página