Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/05/2012 - 19h47

López Obrador está a 4 pontos de líder nas eleições no México

Publicidade

DA EFE, NA CIDADE DO MÉXICO

O candidato da frente de esquerda Andrés Manuel López Obrador diminuiu sua vantagem para quatro pontos percentuais e se aproxima do candidato do PRI, Enrique Peña Nieto, nas intenções de voto para as eleições no México, de acordo com pesquisa divulgada nesta quinta-feira pelo jornal "Reforma".

O levantamento aponta uma alta de 7 pontos de López Obrador em relação à enquete anterior, feita no final de abril, chegando a 34% dos votos, contra 38% de Peña Nieto, ex-prefeito da Cidade do México.

O resultado confirma a ascensão do candidato de esquerda, que ultrapassou Josefina Vásquez Mota, postulante pelo PAN, partido do atual presidente Felipe Calderón. Em 25 de abril, López Obrador estava em terceiro, com 27%, dois pontos percentuais abaixo de Vázquez Mota e 15 pontos atrás de Peña Nieto.

A pesquisa do jornal "Reforma", baseada numa amostragem nacional de 1.515 pessoas entrevistadas pessoalmente entre 24 e 27 de maio, leva em conta apenas as preferências dos que definiram seu voto, e exclui 21% dos eleitores que ainda se mostram indecisos.

Na terça-feira passada, o instituto Consulta Mitofsky, um dos mais confiáveis do México, indicava pela segunda semana consecutiva López Obrador no segundo lugar, com 27,4% das preferências (excluídos os indecisos), longe dos 44,9% de Peña Nieto.

COMEMORAÇÃO

Em sua habitual entrevista coletiva matutina, López Obrador exibiu nesta quinta aos jornalistas, com um tablet na mão, imagens da capa do jornal "Reforma" na qual aparece uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira.

"Vamos muito bem. A pesquisa do 'Reforma' é extraordinária", afirmou López Obrador, candidato presidencial do Partido da Revolução Democrática (PRD) e de outros dois grupos da esquerda mexicana.

O político veterano esteve a ponto de conseguir a Presidência do México no pleito de 2006, vencido por Felipe Calderón com uma diferença de 0,56 ponto percentual, resultado que López Obrador nunca reconheceu por considerar que tinha ganhado a votação.

Pesquisas prévias divulgadas nos últimos dias indicam que López Obrador conseguiu tirar o segundo lugar da candidata governista do Partido Ação Nacional (PAN), Josefina Vázquez Mota.

Mas, de todas as pesquisas confiáveis divulgadas no México, esta é a primeira vez que se registra uma diferença tão estreita entre López Obrador e Peña Nieto, cuja figura foi alvo de duras críticas nos últimos dias.

"Peña está decaindo", afirmou o líder esquerdista, que acusou o postulante do PRI de ser "o candidato da mídia, não de todos, mas sim da televisão, e de uma especialmente", referindo-se à Televisa, a maior emissora mexicana.

Peña Nieto, ao ser consultado nesta quinta-feira sobre a pesquisa do "Reforma", disse apenas que se trata de mais um levantamento dentre muitos -- para ele, "boas referências" de análise. "(Ainda) vamos nos submeter à pesquisa mais importante, que é a eleição de 1º de julho".

No pleito de 1º de julho, o eleitorado mexicano designará um chefe de Estado para um mandato de seis anos, renovará a composição do Parlamento e elegerá as autoridades de seis estados e do Distrito Federal, entre outros cargos.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página