Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/06/2012 - 17h58

Conservadores excluem aliança com extrema direita na França

Publicidade

DA EFE, EM PARIS

Os conservadores franceses da União do Movimento Popular (UMP) rejeitaram neste domingo alianças com o partido de extrema-direita Frente Nacional (FN) no segundo turno das eleições legislativas.

Marine Le Pen vence líder da esquerda no norte da França
Socialistas lideram 1º turno das eleições para Parlamento da França

Após a realização hoje da primeira etapa do pleito, o secretário-geral da UMP, Jean-François Copé, garantiu que não haverá acordos com o partido de Marine Le Pen para a próxima votação, em 17 de junho.

Copé ainda fez uma chamada a "todos os eleitores que não queiram que a esquerda tenha todos os poderes a ir votar no segundo turno pelos candidatos de direita e de centro-direita".

As pesquisas de boca-de-urna divulgadas depois do fechamento das urnas, às 20h locais (15h de Brasília) indicam uma maioria dos partidos de esquerda na composição da Assembleia Nacional.

No entanto, o Partido Socialista (PS), do presidente François Hollande, obteria resultados muito próximos aos da UMP, do ex-presidente Nicolas Sarkozy.

Diante dos resultados previstos, o PS teria que fazer alianças com os ecologistas e a Frente de Esquerda para conseguir a maioria das cadeiras na Câmara baixa.

Enquanto isso, a primeira secretária do PS, Martine Aubry, disse aos eleitores franceses: "é preciso dizer que para ajudar o presidente a iniciar as reformas é necessário ir às urnas para apoiar as propostas da esquerda".

As pesquisas indicam que a participação neste primeiro turno das legislativas pode ficar em torno de 60% dos cerca de 46 milhões de eleitores convocados às urnas, número um pouco menor do que a mesma etapa do pleito há cinco anos.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página