Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/06/2012 - 20h42

Socialistas terão maioria no Parlamento da França, mostra pesquisa

Publicidade

DA REUTERS, EM PARIS

O Partido Socialista francês deve obter maioria absoluta na eleição parlamentar de domingo, resultado que poupa o presidente François Hollande de precisar do apoio de esquerdistas radicais hostis à integração europeia, segundo uma pesquisa divulgada na quinta-feira pelo instituto OpinionWay.

O levantamento prevê a vitória socialista para 295 a 330 das 577 vagas da Assembleia Nacional (câmara baixa). O segundo turno da votação, pelo sistema distrital, acontece no próximo domingo.

Após o primeiro turno, domingo passado, as projeções davam aos socialistas entre 283 e 329 deputados. No limite, isso poderia significar um governo com uma bancada inferior aos 289 deputados que garantem a maioria parlamentar.

O socialista Hollande, eleito em maio para a presidência, precisará ter apoio parlamentar para conduzir a França, segunda maior economia europeia, em meio à crise da dívida na zona do euro. O governo planeja ajustes orçamentários, inclusive possíveis cortes de gastos, além de novos impostos sobre os ricos.

GOVERNABILIDADE

Caso os socialistas e os partidos aliados vençam as eleições parlamentares, analistas preveem que o presidente François Hollande adotará uma política de impostos mais ousada e aumento do gasto público. O resultado do pleito indicará o nível de radicalismo das reformas socialistas.

O mandatário também terá que apresentar no próximo mês uma revisão do projeto de Orçamento para o próximo ano fiscal.

No total, cerca de 46 milhões de franceses foram convocados às urnas entre 6.603 candidatos em 577 circunscrições para renovar a Câmara Baixa do Parlamento francês.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página