Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/06/2012 - 16h19

Chávez e Capriles terão 3 min de propaganda de TV na Venezuela

Publicidade

DA EFE, EM CARACAS
DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, e o candidato da oposição, Henrique Capriles, terão três minutos cada na propaganda eleitoral obrigatória na televisão venezuelana para as eleições de 7 de outubro, informou a Comissão Nacional Eleitoral (CNE) nesta sexta-feira.

O reitor da CNE, Vicente Díaz, afirmou que a nova regra eleitoral teve uma leve melhora em relação ao pleito de 2006, em que os dois principais candidatos tiveram dois minutos de anúncios na televisão. A propaganda poderá ser veiculada desde 1º de julho até a meia noite de 4 de outubro.

No rádio, os postulantes terão direito a quatro minutos e nos jornais, um anúncio único de meia página em caso de diários de formato tradicional (como a Folha) e uma página nos de formato tabloide (como o caderno "Esporte", por exemplo).

Chávez e Capriles ainda poderão enviar um máximo de três mensagens de texto pelo celular durante toda a semana. Não serão reguladas as propagandas nas redes sociais e na internet. Os anúncios não serão gratuitos.

Díaz afirmou que os candidatos poderão fazer denúncias de desrespeito às regras à comissão. No entanto, as cadeias presidenciais de rádio e televisão, ponto polêmico de desequilíbrio nas campanhas, continuarão, assim como nas eleições de 2006.

CHÁVEZ

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, afirmou nesta quarta-feira que se sente bem e que trabalha até tarde, e reafirmou seu sentimento religioso ao pedir mais uma vez a Jesus Cristo que lhe dê mais forças para se recuperar do câncer.

"Nesta manhã vi meu rosto e disse a mim mesmo: oi, você vê um Hugo Chávez saudável. Eu me sinto saudável", afirmou Chávez durante um ato público no Palácio de Miraflores (sede do governo) transmitido em rede obrigatória de rádio e televisão.

Em seu discurso, o presidente venezuelano também disse que está em plena atividade, "fazendo ligações, assinando papéis, caminhando um pouco" e também fazendo exercícios e ou passeios.

"Estou agarrado a meu Senhor, ele é dono desta vida, e sobretudo digo a Cristo: me dê mais vida porque não é para mim, sabes que é para que teu plano, para ajudar para teu plano aqui na Venezuela avance", afirmou.

O presidente enfrentará nas urnas o candidato da oposição, Henrique Capriles, e mais outros seis postulantes. Nas últimas pesquisas, o mandatário é apontado como vencedor, com vantagens que variam entre cinco e 39 pontos percentuais.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página