Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/06/2012 - 17h02

Paraguai não aceitará suspensão da Unasul, diz governo

Publicidade

DE SÃO PAULO

O governo do Paraguai disse hoje que não aceitará a suspensão temporária do país da Unasul (União das Nações Sul-americanas) e avaliará sua continuidade no bloco.

Em um comunicado, o governo declarou que a suspensão foi decidida à margem das disposições do tratado da Unasul e não possui respaldo jurídico.

De acordo com o comunicado, nenhuma regra do bloco autoriza a exclusão de um Estado membro ou seus representantes das reuniões da Unasul, por isso o governo paraguaio exige que seja apontada a disposição que serviu de base para sua suspensão.

Após a destituição de Fernando Lugo, Federico Franco assumiu o poder no Paraguai no dia 22 de junho. A saída de Lugo levou a Unasul e o Mercosul a suspender o Paraguai até as próximas eleições, previstas para abril de 2013.

O atual governo declarou que não houve nenhuma ruptura da ordem democrática do país, como argumentaram os países vizinhos, e expressou preocupação pela decisão adotada pela Unasul, classificando-a de "ilegal" e ilegítima".

Em outro comunicado, divulgado na sexta-feira, o governo de Franco qualificou como ilegal a decisão do Mercosul de suspender o país e condenou a entrada da Venezuela no bloco antes de ser ratificada pelo Paraguai.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página