Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/07/2012 - 12h13

Começam eleições no México; López Obrador é primeiro a votar

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

As eleições gerais no México, incluindo a presidencial, começaram às 8h locais (10h em Brasília) deste domingo. O primeiro candidato presidencial a votar foi o líder esquerdista Andrés Manuel López Obrador, segundo colocado nas pesquisas.

Combate ao tráfico é grande desafio do próximo presidente mexicano; ouça
Peña Nieto, imagem moderna do PRI que busca 'esquecer' passado
Moderado, López Obrador disputa Presidência do México pela 2ª vez
Josefina Vázquez é única mulher a disputar Presidência do México

Em declarações no centro de votação, na Cidade do México, o postulante pediu que os eleitores compareçam às urnas e disse que a coligação de sua candidatura espera organizar "uma festa cívica nacional" caso saia vencedor.

López Obrador votou às 9h (11h em Brasília), pouco depois da abertura de sua seção eleitoral, que foi feito com atraso. O esquerdista oscilou nas últimas pesquisas entre 21 e 25%, cerca de dez pontos atrás do líder, Enrique Peña Nieto, do PRI.

Cerca de 80 milhões de mexicanos estão habilitados a votar neste domingo. O país escolhe, além do novo presidente para os próximos seis anos, governadores, prefeitos, deputados federais e senadores.

Para conter a violência associada aos cartéis do narcotráfico, o Exército reforçou a segurança em Estados do norte do país, como Tamaulipas, Nuevo León, Michoacán e Veracruz, e na Cidade do México.

Pouco antes do início dos sufrágios, o Instituto Federal Eleitoral, que organiza o pleito, pediu aos candidatos respeito ao resultado final das eleições. "O IFE ratifica que atua com imparcialidade e garante que cada voto seja contado e se possa exercer a liberdade".

O anúncio e a garantia foram pedidos aos candidatos após os protestos provocados por López Obrador após ter perdido a eleição de 2006 para o atual presidente Felipe Calderón por menos de 1% dos votos válidos.

Durante um mês, o atual candidato ficou acampado no Zócalo, praça principal da capital mexicana e contestou o resultado que deu a vitória a Calderón.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página