Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/07/2012 - 16h56

Crise europeia leva a corrida a títulos do Tesouro dos EUA

Publicidade

MICHAEL MACKENZIE
ROBIN HARDING
DO "FINANCIAL TIMES"

Os investidores aceitaram o menor rendimento já oferecido para uma nota de 10 anos do Tesouro dos Estados Unidos, em um leilão realizado antes da divulgação de atas de reunião do conselho de política monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos) que mostram inclinação a afrouxar a política monetária norte-americana.

A escala da demanda registrada no leilão sugere que os investidores antecipam que as taxas de juros continuarão baixas por alguns anos nos Estados Unidos. A emissão de US$ 21 bilhões em notas de 10 anos foi vendida com rendimento de 1,459%, o mais baixo já registrado em um leilão.

Pouco depois, as atas da reunião do conselho monetário do Fed em junho demonstrariam que alguns dos integrantes do Comitê Federal de Open Market, que determina as taxas de juros, já planejavam estender o relaxamento limitado anunciado em junho.

"Alguns poucos" dos 12 integrantes do comitê acreditavam que "novos estímulos monetários provavelmente serão necessários", enquanto "diversos outros" afirmaram que eles seriam necessários caso a economia perca o ímpeto ou a inflação pareça destinada a ficar abaixo da meta do banco central.

A terminologia das atas sugere que as ações futuras do Fed ainda dependem dos indicadores econômicos, mas que existe forte inclinação do comitê a agir de novo, caso necessário.

A economia norte-americana perdeu ímpeto no segundo trimestre, com uma sequência de indicadores decepcionantes. Criou apenas 80 mil empregos em junho, ritmo que não basta para acompanhar o crescimento da população e portanto não reduzirá o índice de desemprego.

Isso persuadiu o Fed a prolongar a "Operação Twist", seu programa de venda de títulos de curto prazo e recompra dos títulos com vencimentos mais longos, na reunião de junho.

Porque as taxas de juros de curto prazo já caíram a zero, a meta da Operação Twist e do relaxamento quantitativo é de promover queda nos juros de longo prazo, reduzindo a oferta dessa categoria de títulos disponível para os investidores privados; no entanto, o relaxamento quantitativo envolve compras diretas de ativos.

Os operadores de Wall Street ficaram espantados com a dimensão da demanda no leilão do Tesouro, com compras recorde de parte de investidores tais como administradores de fundos e dirigentes de bancos centrais estrangeiros que optaram por adquirir as notas de 10 anos diretamente do Federal Reserve Bank de Nova York.

Os chamados "lances diretos", que permitem que o comprador se mantenha anônimo, responderam por 45,4% dos papéis vendidos, muito acima da média recente de 17%.

"Nós inicialmente achávamos que havia um erro de digitação nos dados, dada a magnitude dos lances diretos", disse David Ader, estrategista da CRT Capital.

Tradução de PAULO MIGLIACCI

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página