Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/07/2012 - 21h28

López Obrador confirma pedido para anular eleições no México

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O líder da esquerda mexicana Andrés Manuel López Obrador insistiu nesta quinta-feira em rejeitar os resultados das últimas eleições e confirmou que, nas próximas horas, pedirá a invalidação da votação porque, segundo ele, não permitirá "que a corrupção domine em cheio a vida nacional".

Em entrevista coletiva na capital mexicana, López Obrador reiterou denúncias anteriores no sentido de que o Partido Revolucionário Institucional (PRI), de Enrique Peña Nieto, declarado vencedor do pleito segundo os resultados oficiais, teria comprado cerca de 5 milhões de votos.

"O viés que significou a compra de votos não permite dar certeza a nenhum resultado nem ao processo eleitoral em seu conjunto", afirmou o líder da esquerda.

De acordo com a contagem final, Peña Nieto conseguiu 19,2 milhões de votos, ou 38,21% do total, contra 15,9 milhões, ou 31,59%, de López Obrador. Caso a suspeita de compra de votos seja comprovada, o candidato da esquerda seria o vencedor do pleito.

O processo deverá ser revisto até 6 de setembro, quando será proclamado o presidente eleito, que toma posse em dezembro. Na semana que vem, López Obrador afirmou que apresentará um plano nacional "para a defesa da democracia e da dignidade do México", o qual não deu detalhes.

López Obrador não reconheceu ainda a derrota no pleito. Em 2006, o candidato da esquerda fez manifestações contra a decisão eleitoral após ter perdido as eleições com uma diferença de 30 mil votos para o atual presidente, Felipe Calderón.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página