Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/07/2012 - 05h09

Índia testa com sucesso míssil nuclear de curto alcance Agni I

Publicidade

DA EFE

A Índia testou com sucesso nesta sexta-feira seu míssil nuclear de curto alcance Agni I desde uma base situada no litoral leste do país, segundo informou uma fonte da Defesa citada pela agência local Ians.

O Agni I tem capacidade para levar ogivas nucleares de até uma tonelada e atingir alvos situados a até 700 quilômetros de distância.

Embora o míssil já esteja incorporado ao arsenal das Forças Armadas, a Defesa indiana promove testes regulares para seu treinamento, geralmente, como aconteceu hoje, desde a ilha de Wheeler.

"O míssil atingiu o alvo com uma precisão de 100%. Foi um teste perfeito", disse à agência "Ians" o diretor do centro integrado de lançamento, M.V.K.V. Prasad.

O míssil faz parte de uma família de versões com diferentes alcances: o Agni I foi concebido para a defesa contra o Paquistão (700-800 quilômetros de alcance), enquanto o Agni II e o Agni III têm capacidade para alcançar a China.

A Defesa indiana testou com sucesso em novembro de 2011 a versão IV do míssil, com alcance de 3 mil quilômetros, e lançou em abril o V, sua primeira aposta de longo alcance (5 mil quilômetros) e raio de cobertura total sobre a China.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página