Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/07/2012 - 20h49

Romney e Obama estão em empate técnico nos EUA, diz pesquisa

Publicidade

LUCIANA COELHO
DE WASHINGTON

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e o candidato republicano Mitt Romney aparecem em empate técnico em pesquisa feita para o jornal "New York Times" e a rede de televisão CBS, divulgada nesta quarta-feira.

O resultado, no entanto, aponta pela primeira vez Romney à frente, com 45%, contra 43% de Obama. A sondagem é considerada empatada levando em consideração a margem de erro, de três pontos percentuais.

Em abril, ambos tinham 46% das intenções de voto. O levantamento, divulgado ontem, ouviu 1.089 adultos por telefone nos EUA entre os últimos dias 11 e 16.

A três meses e meio da eleição, a queda do democrata parece provocada sobretudo pelo mal desempenho da economia: 64% afirmam que seu governo contribuiu para a deterioração do quadro, sendo que 34% responderam "muito" (48% dizem o mesmo do antecessor, George W. Bush).

Em outro indício de que a tentativa de reeleição não será fácil para Obama, 2 de cada 3 eleitores (64%) afirmam que o país está no rumo errado -- o maior índice desde janeiro (65%) e uma alta de dois pontos sobre maio, refletindo a deterioração dos dados econômicos no último mês.

O entusiasmo também amornou com a crise e o impasse político que tomou o país: dos 942 eleitores registrados ouvidos, apenas 33% se disseram mais animados para votar do que em 2008.Entre os democratas, o índice é um pouco menor: 27%.

Com a expectativa de que Romney anuncie em breve seu companheiro de chapa, os pesquisadores perguntaram sobre o peso da escolha. A maioria ouvida diz se importar: 26% disseram que o nome do vice conta muito, e outros 48%, que tem algum peso em sua escolha.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página