Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/07/2012 - 18h40

Pela 1ª vez, convenção democrata quer abordar casamento gay

Publicidade

DA REUTERS, EM WASHINGTON

O Partido Democrata dos Estados Unidos quer incluir pela primeira vez o apoio ao casamento gay na sua plataforma eleitoral deste ano, disse uma fonte partidária nesta segunda-feira.

O comitê responsável pela redação da plataforma aprovou no domingo por unanimidade o apoio ao casamento homossexual entre as posições políticas a serem apresentadas à convenção do começo de setembro em Charlotte, na Carolina do Norte, onde o presidente Barack Obama será oficializado como candidato à reeleição.

A aprovação foi noticiada no "The Washington Blade". Segundo a reportagem, a plataforma democrata também vai rejeitar a Lei de Defesa do Casamento, aprovada em 1996, que define o casamento como a união de um homem com uma mulher e proíbe a concessão de benefícios federais a homossexuais casados legalmente.

O governo Obama disse no ano passado que não apoia mais essa lei. O virtual rival de Obama na eleição, o republicano Mitt Romney, é contra o casamento gay e promete defender o "casamento tradicional" caso seja eleito em 6 de novembro.

Em maio, Obama se tornou o primeiro presidente dos Estados Unidos a defender a legalização do casamento homossexual, o que já acontece em seis Estados do país e no Distrito de Columbia (distrito federal). Outros 30 Estados proíbem expressamente a prática.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página