Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/08/2012 - 18h57

Polícia diz que ataque a templo nos EUA foi ato de terrorismo

Publicidade

DA REUTERS
DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Os policias que estão lidando com o caso do tiroteio no templo Sikh em Wisconsin acreditam que apenas um atirador esteve envolvido no episódio, que eles classificaram como "terrorismo doméstico". Sete pessoas morreram no ataque, incluindo o atirador.

Fiéis são alvo de ataque em templo sikh nos EUA; ao menos 7 morrem
Religião de templo alvo de ataque nos EUA prega tolerância
Veja outros casos de ataques que chocaram os EUA
Proprietários de armas nos EUA apoiam restrições, diz pesquisa

"A melhor informação é de que havia apenas um atirador, disse o chefe de polícia de Oak Creek, John Edwards, em uma entrevista, descartando rumores sobre múltiplos atiradores.

Segundo a polícia, a área do tempo já foi esvaziada, mas eles ainda estão realizando buscas na área.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, declarou estar "profundamente entristecido"com o incidente e afirmou que sua administração vai fornecer toda a ajuda necessária para reagir ao episódio e investigá-lo.

"Nossos corações estão com as famílias e amigos daqueles que foram mortos e feridos", disse Obama em comunicado divulgado pela Casa Branca.

O ATAQUE

Quatro pessoas foram baleadas dentro do prédio e as outras três do lado de fora, incluindo o atirador, que foi morto pela polícia. O ataque ocorreu em Oak Creek, na região de Milwaukee, uma pequena cidade com cerca de 35 mil habitantes

O jornal local "Milwaukee Journal Sentinel", que cita um membro da comunidade sikh, revelou que o agressor era um homem branco com cerca de 30 anos, que começou a atirar mesmo antes de entrar no templo.

Outra jornal local, o "OakCreek Patch", publicou que uma suposta testemunha do episódio classificou a tragédia como um "crime de ódio".

O jornal relata que a aparência dos homens da comunidade sikh, que se trajam com turbantes e usam longas barbas, frequentemente leva à confusão com muçulmanos. Ainda de acordo com o "OakCreek Patch", essa comunidade já foi alvo de atos de violência de fundo racial.

Aelx Argozino/Editoria de Arte/Folhapress

OUTROS TIROTEIOS

No mês passado, um homem armado, vestindo roupa à prova de bala, matou 12 pessoas e feriu outras 58 numa sessão de estreia de "Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge". O ataque ocorreu em Aurora, no Colorado (EUA).

James Holmes, 24, pode ser condenado à pena de morte. Ele deve ser julgado por homicídio em primeiro grau (doloso e premeditado), o equivalente ao homicídio qualificado no Brasil.

O caso trouxe à tona lembranças do massacre de 1999 na escola Columbine, em Littleton, a menos de 30 quilômetros de Aurora. Nesse local, dois estudantes dispararam contra alunos e um professor, matando 12.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página