Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/08/2012 - 16h02

EUA começam a limpar agente laranja do Vietnã

Publicidade

DA FRANCE PRESSE, EM DANANG

Perto da antiga base americana de Danang, crianças com más-formações e avós com câncer continuam sofrendo as consequências da guerra do Vietnã. Só agora, depois de décadas de espera, as operações de descontaminação de agente laranja começaram na região.

Oitenta milhões de litros do desfolhante com uma perigosa dioxina foram espalhados pelos americanos nas selvas do sul do Vietnã para destruir os bosques e os cultivos usados pela guerrilha comunista vietnamita. E boa parte dos produtos foi misturada, armazenada e carregada nos aviões em Danang.

Hoang Dinh Nam/France Presse
Placa vermelha alerta sobre o risco de contaminação em local próximo à antiga base americana de Danang, no Vietnã
Placa vermelha alerta sobre o risco de contaminação em local próximo à antiga base americana de Danang

A operação inaugurada nesta quinta tem por objetivo descontaminar o solo através de um processo de aquecimento que transformar a dioxina em um componente inofensivo.

"A dioxina do agente laranja continua causando graves consequências", disse, na cerimônia, o vice-ministro vietnamita da Defesa, Nguyen Chi Vinh.

VÍNCULO INCERTO

Enquanto os americanos consideram que o vínculo entre a exposição aos produtos e às doenças é "incerto", os moradores de locais próximos à base não têm a menor dúvida.

Nguyen Thi Binh, de 78 anos, deixou de acreditar que os pecados cometidos em uma vida sejam os responsáveis pelas graves deficiências físicas e mentais de três de seus cinco filhos.

"Disseram-me que poderia ser o agente laranja", explicou ela em sua minúscula casa de Danang.

Maika Elan/Associated Press
Le Van Tam, 14, em um centro de reabilitação; ele nasceu com deficiência física e mental devido ao agente laranja
Le Van Tam, 14, em um centro de reabilitação; ele nasceu com deficiência física e mental devido ao agente laranja

"Durante a guerra, quando morávamos literalmente ao lado da pista, algumas noites tínhamos que tapar a boca por causa de um cheiro estranho", acrescentou.

A base de Danang, cujos arredores foram isolados há apenas cinco anos, é um dos três lugares mais contaminados do país, com concentrações de toxinas 400 vezes superiores às normas aceitas, segundo estudos recentes.

O resultado é que a incidência do câncer, de deformidades em bebês e de outras doenças ligadas à dioxina é mais elevada do que a média nacional. E os efeitos continuam sendo sentidos.

JOVENS

"Continuamos encontrando pessoas muito jovens com doenças" ligadas ao agente laranja, disse Nguyen Van Rinh, presidente da associação das vítimas vietnamitas do agente laranja/dioxina (VAVA).

Hanói estima que até três milhões de pessoas estejam expostas a este desfolhante e que um milhão continuam sofrendo as consequências. Nem por isso as vítimas vietnamitas conseguiram obter as compensações financeiras dos americanos.

Os veteranos americanos receberam milhões de dólares por doenças vinculadas ao agente laranja, mas o governo americano e os fabricantes de produtos químicos nunca admitiram sua responsabilidade no caso dos vietnamitas.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página