Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/08/2012 - 22h50

Separatistas no Québec lideram intenção de voto

Publicidade

DA EFE, EM TORONTO

Duas pesquisas publicadas nesta sexta-feira afirmam que o Partido Quebequense (PQ), separatista, alcançará a vitória nas eleições que acontecem em 4 de setembro na província francófona canadense.

Embora em ambos os casos a margem de diferença nas intenções de voto entre o PQ e o federalista Partido Liberal de Québec, atualmente no poder na província, seja relativamente pequena, o sistema eleitoral canadense prevê que os separatistas poderiam conseguir maioria absoluta.

PESQUISAS

A primeira pesquisa, realizada pela Léger Marketing, aponta que o PQ tem o apoio de 32% dos eleitores, enquanto o PLQ do primeiro-ministro da província Jean Charest tem 31%. Em terceiro lugar está o novo partido Coalition Advir Québec (CAQ) com 27%.

A enquete, realizada de segunda a quarta-feira, e que consultou 1.589 pessoas, tem uma margem de erro do 2,5%.

A segunda pesquisa, realizada pelo instituto Crop, entre 4 e 8 de agosto com entrevistas a 1.061 pessoas e com margem de erro de 3% coloca o PQ com 32% das intenções de voto, o PLQ com 29% e o CAQ com 21%.

Mas ambas as pesquisas confirmam que a maioria da população francófona de Québec, que representa 80% da população da província, apoia o PQ contra o PLQ e CAQ.

A enquete de Léger situa o apoio dos francófonos ao PQ em 39%, contra 18% dos liberais e 31% do CAQ. Na pesquisa de CROP o apoio francófono é de 38%, 25% e 22%, respectivamente.

ELEIÇÃO

Os quebequenses estão convocados às urnas para escolher em 4 de setembro os 75 deputados da Assembleia Nacional, o Parlamento provincial.

Governos do PQ em 1980 e 1995 convocaram dois plebiscitos independentistas. A líder do partido, Pauline Marois, não revelou se convocará uma nova consulta se ganhar as eleições, mas afirmou que acredita que a província se beneficiaria de um nacionalismo econômico maior.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página