Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/08/2012 - 10h34

Tio de ditador da Coreia do Norte vai à China para discutir negócios

Publicidade

DA REUTERS, EM SEUL

A Coreia do Norte informou nesta segunda-feira que Jang Song-thaek, tio do ditador Kin Jong-un, viajou à Pequim para discutir com a China projetos comerciais conjuntos, em uma tentativa de recuperar a economia do regime comunista.

De acordo com a agência estatal KCNA, Jang encontrará nesta terça (14) responsáveis do regime chinês que desenvolveram as zonas econômicas especiais, áreas em que é aplicado um modelo econômico capitalista sob a lógica de produção comunista.

Recentemente, o jovem e inexperiente Kim disse a Pequim que sua prioridade como governante, cargo que assumiu em dezembro após a morte do seu pai, será desenvolver a economia norte-coreana, que está distanciada do resto do norte da Ásia, que tem alto índice de desenvolvimento.

No mês passado, uma fonte bem relacionada em Pyongyang e Pequim disse à Reuters que a Coreia do Norte está preparando reformas agrícolas e econômicas, depois de Kim e seu poderoso tio expurgarem das Forças Armadas generais que se opunham a mudanças.

A KCNA disse que o encontro em Pequim será a terceira reunião do Comitê de Orientação Conjunta Coreia do Norte-China. A agência não informou quem mais participa da delegação, nem quais projetos serão discutidos.

Jang é visto como um tradicional defensor de reformas na Coreia do Norte, e sua viagem ocorre após crescentes especulações de que a nova liderança nacional estaria desejosa de alterar a gestão econômica no regime comunista.

O país, que tem 24 milhões de habitantes, precisa de ajuda humanitária para conseguir alimentar sua população, devido ao uso de meios de produção arcaicos, que não permitem altos índices de produtividade. Em fevereiro, o país abriu mão de parte do programa nuclear para conseguir mais recursos para alimentação.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página