Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/08/2012 - 15h54

Presidente mexicano diz ter recebido ameaça de morte

Publicidade

DA ANSA, NA CIDADE DO MÉXICO

O presidente do México, Felipe Calderón, revelou que foi ameaçado de morte no início de seu governo, em 2006.

A divulgação foi feita no sábado, durante uma celebração pelos seus 50 anos de vida, ocorrida na residência oficial de Los Pinos e diante de 300 convidados, entre eles empresários e dirigentes do Partido da Ação Nacional (PAN).

O mandatário contou que a ameaça seria a de um atentado contra um avião que ele ia utilizar em uma viagem. "Resolvi realizar a viagem em meio a um dispositivo muito amplo de segurança. Antes disso, gravei uma mensagem para meus filhos que assegurava que, caso ocorresse algo, ele deveriam ter certeza de que seu pai estava cumprindo com as tarefas que acreditava serem necessárias", disse.

Calderón, cujo mandato termina em 1º de dezembro, também afirmou se sentir satisfeito com as decisões que tomou ao longo de sua vida, tanto no âmbito político quanto no pessoal. Após deixar a Presidência, ele pretende se manter na política e escrever alguns livros.

NARCOTRÁFICO

Desde quando assumiu o poder no México, Calderón implantou uma política armada de combate ao narcotráfico e à guerrilha que já deixou mais de 80 mil mortos, segundo estatísticas locais.

Ontem, ao menos 22 pessoas morreram, entre elas seis mulheres, em diversos confrontos violentos no país.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página