Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/08/2012 - 10h14

Pedidos de auxílio desemprego sobem na semana nos EUA

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O número de novos pedidos de auxílio-desemprego nos Estados Unidos subiu inesperadamente na semana passada, sugerindo que o mercado de trabalho do país está se recuperando muito lentamente para diminuir consideravelmente a taxa de desemprego.

Os pedidos iniciais de auxílio-desemprego subiram em 4.000, para 372 mil segundo dados ajustados sazonalmente, informou nesta quinta-feira o Departamento do Trabalho. Esse foi o maior nível em cinco semanas.

Na comparação mensal, as solicitações chegaram a 368 mil, com alta de 3.750 pedidos, mas ainda 2,1% abaixo do registrado na segunda semana de julho. Os indicadores apontam que a recuperação da economia americana é lenta, com um leve crescimento nos últimos meses, mas que não se sustenta.

Os números saem um dia após um relatório do Escritório de Orçamento do Congresso que aponta recessão na economia americana em 2013 caso em janeiro entre em vigor uma norma orçamentária mais restrita, que exige um corte do déficit fiscal.

Caso não seja modificada a lei atual, o déficit do Estado Federal ficará limitado a 4% do PIB, ou seja, US$ 641 bilhões para o exercício fiscal 2013, contra os 7,3% permitido para 2012, disse a CBO em suas projeções sobre a economia e o orçamento.

Caso o Congresso não chegue a um acordo sobre uma fórmula para cortar o nível de endividamento do país antes do final do ano, serão ativados de forma automática um conjunto de medidas para cortar o gasto, conhecidas como "precipício fiscal", que levam a um incremento dos impostos.

Segundo a CBO, este saneamento das contas públicas terá consequências negativas como uma contração de "0,5% do PIB, em projeção anual, para o quarto trimestre de 2013 e uma alta da taxa de desemprego a 9% para o segundo trimestre de 2013".

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página