Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/08/2012 - 12h02

Ministro das Comunicações iraquiano renuncia por conflito com premiê

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O ministro iraquiano das Comunicações, Mohammed Taufiq Allawi, anunciou nesta segunda-feira que apresentou sua renúncia por "ingerências políticas" do primeiro-ministro Nuri al Maliki em seu ministério.

"Renunciei porque Maliki se negava a encerrar suas ingerências políticas em meu ministério", disse Allawi, que atualmente encontra-se em Londres, em uma conversa por telefone com a agência de notícias France Presse.

Segundo ele, o pedido de renúncia havia sido feito há um mês. "Eu exigi certas condições do primeiro-ministro para parar com a interferência política. Disse a ele que ou ele aceitava essas condições ou aceitava a minha renúncia. Ele decidiu um mês depois pela minha saída", afirmou Allawi.

Esta é primeira renúncia no governo de Maliki desde sua formação, em 2010.

Allaui integra o bloco Iraqiya, dominado pelos sunitas, que no início do ano havia evocado a ideia de uma moção de censura do governo de Maliki.

A renúncia de Allawi, confirmada pelo porta-voz do ministério das Comunicações, é o último episódio do conflito político que surgiu desde a retirada das tropas americanas, em dezembro, entre Malik, xiita, e o bloco Iraqiya, que o acusa de querer monopolizar o poder.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página