Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/08/2012 - 03h41

Passagem do tufão Bolaven pela Coreia do Sul deixa 15 mortos

Publicidade

DA EFE, EM SEUL

Pelo menos 15 pessoas morreram, entre elas cinco pescadores chineses, e dezenas seguem desaparecidas na Coreia do Sul após a passagem do tufão "Bolaven", que causou graves danos materiais, cancelamentos no sistema de transporte e deixou sem eletricidade cerca de 1,76 milhões de casas.

O tufão, que continua seu percurso rumo ao norte, deixou chuvas torrenciais de até 700 milímetros e ventos que derrubaram árvores, telhados e postes de luz, enquanto as fortes ondas destruíram numerosas estruturas pesqueiras.

Entre os falecidos estão cinco marinheiros chineses, depois que a força do tufão fizesse naufragar ontem dois pesqueiros com 33 tripulantes a bordo em águas próximas à ilha meridional de Jeju.

Um total de 18 pescadores foi resgatado com vida, enquanto outros dez continuam desaparecidos. Devido ao tufão foi realizada a evacuação de mais de 200 pessoas como medida de precaução.

O tufão foi especialmente danoso na província de Jeolla do Sul e na ilha de Jeju, onde os ventos e as inundações afetaram numerosas casas, segundo a Agência de Gestão de Emergências Nacionais.

Em Seul, onde vivem cerca de dez milhões de pessoas, todas as escolas elementares e secundárias permaneceram fechadas como medida de prevenção.

Os ventos do tufão alcançaram uma velocidade de até 186 km/h, segundo a Agência Meteorológica de Coreia, que advertiu que a Coreia do Norte também foi atingida pelo Bolaven.

A agência estatal norte-coreana "KCNA" emitiu um comunicado no qual detalhou que praticamente todas as áreas do país estão afetadas pelo tufão com fortes ventos e chuvas de até 181 milímetros.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página