Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/08/2012 - 06h00

Processo na Colômbia pode produzir mini-cartéis da droga

Publicidade

FLÁVIA MARREIRO
DE SÃO PAULO

É provável que a negociação de paz com as Farc na Colômbia tenha como efeito colateral o surgimento de pequenas quadrilhas da droga. O problema será minimizado quanto mais bem sucedido for o processo.

A avaliação é de Adan Isacson, diretor do programa de Segurança Regional da ONG WOLA (Escritório em Washington para a América Latina, na sigla em inglês), que há 14 anos acompanha o conflito.

"Diria que a liderança das Farc vai ser capaz de entregar a maioria do grupo [em uma desmobilização]", disse ele à Folha, questionado sobre a capacidade de negociação dos chefes da guerrilha.

Segundo Isacson, é provável que, após um eventual acordo de paz, unidades das Farc se recusem a aceitá-lo e permaneçam em terreno como quadrilhas, tal como ocorreu no na desmobilização dos grupos paramilitares levada a cabo por Álvaro Uribe a partir de 2003.

Apelidados de "bacrim" -- bandos criminosos--, esses grupos remanescentes são responsáveis pelo recrudescimento da violência na Colômbia.

"Se o processo funcionar, o número desse tipo de 'unidade' [na desmobilização das Farc] deve ser minimizado", avalia.

Mas, ainda assim, uma "minoria significativa" deve optar por seguir com seus negócios com o narcotráfico, especialmente os que controlam os corredores de droga, e na mineração ilegal.

Segundo ele, os EUA apoiam a negociação, mesmo envolvendo Caracas. "Eles querem as Farc fora do cenário, e a negociação pode ser a maneira mais rápida para isso. O apoio deve ser discreto e nos bastidores, a não ser que Santos peça o contrário."

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página