Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/08/2012 - 05h04

China diz que continuará a comprar bônus se UE controlar riscos

Publicidade

DA EFE, EM PEQUIM

O primeiro-ministro da China, Wen Jiabao, afirmou nesta quinta-feira que seu país seguirá investindo em bônus soberanos da União Europa, mas que sempre avaliará primeiro os riscos dessa opção.

Em declarações feitas após reunir-se com a chanceler alemã, Angela Merkel, em visita oficial de dois dias à China, Wen afirmou que o gigante asiático irá melhorar as consultas e a comunicação com a UE, o Banco Central Europeu, as instituições financeiras multilaterais e os principais países para ajudar as nações europeias a enfrentar seus problemas.

Neste sentido, o primeiro-ministro chinês disse esperar que a UE alcance um equilíbrio entre a austeridade fiscal e o estímulo econômico, uma fórmula que será a via principal para resolver a crise.

A cooperação da China com a Alemanha e a UE em geral, declarou o primeiro-ministro, deve concentrar-se em estimular a confiança.

"Devemos deixar que as pessoas vejam esperança, rejeitar o protecionismo e promover a colaboração para explorar os mercados", declarou Wen.

AVIÕES

Mais cedo, durante a reunião entre os dois líderes, o governo chinês fechou acordo para a compra de 50 Airbus A320, no valor total de US$ 3,5 bilhões.

A assinatura do acordo encerrou a segunda rodada de consultas intergovernamentais, da qual participaram sete dos 14 ministros do gabinete de Merkel.

Os chefes do governo de China e Alemanha também presidiram a assinatura de outros dez acordos bilaterais nos setores de aviação, automóveis, comunicação, energia, meio ambiente, saúde e cooperação marítima.

Informações prévias estimavam que a China faria uma encomenda duas vezes maior, ou seja, de 100 Airbus por US$ 8,5 bilhões. Ainda assim, se trata do primeiro pedido significativo do país asiático à Europa depois do conflito vivido entre as duas partes devido à gestão de emissões.

No ano passado, após o anúncio do plano da União Europeia de taxar empresas aéreas de todo o mundo por suas emissões sobre céu europeu, a China --um dos países mais opostos a este sistema-- paralisou a aquisição de aviões da Airbus.

Durante a atual visita de Merkel à China, a sexta durante seu mandato e a segunda apenas neste ano, a chanceler alemã visitará junto a Wen o centro de montagem da Airbus em Tianjin, ao leste de Pequim.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página