Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/09/2012 - 17h48

Eastwood diz que improvisou seu diálogo com cadeira na convenção

Publicidade

DA FRANCE PRESS, EM LOS ANGELES

Clint Eastwood decidiu no último minuto acrescentar uma conversa com uma cadeira vazia, simulando falar com o presidente norte-americano Barack Obama, quando fez seu discurso na Convenção Republicana na semana passada, disse o ator em uma entrevista nesta sexta-feira.

Após críticas, Obama diz que é 'grande fã' de Clint Eastwood
'Conversa' de Clint com Obama escandaliza a Hollywood liberal
O dia em que Clint escandalizou Hollywood
Clint Eastwood diverte plateia na convenção republicana

Em seu primeiro comentário público depois do furor que seu discurso causou, o ícone de Hollywood disse que tinha deixado claro aos assessores do candidato republicano, Mitt Romney, que ia fazer o que quisesse.

"Eles examinam o que a maioria das pessoas vão dizer... mas eu disse a eles: 'Não podem fazer isso comigo porque eu não sei o que vou dizer'", afirmou Eastwood ao jornal local de Carmel (Califórnia, oeste), o Carmel Pine Cone.

Justin Lane/Efe
Clint Eastwood, 82, conversa com um Barack Obama imaginário na convenção republicana
Clint Eastwood, 82, conversa com um Barack Obama imaginário na convenção republicana

"Queria demonstrar três pontos: que nem todo mundo em Hollywood é de esquerda, que Obama quebrou muitas das promessas que fez quando assumiu o governo e que as pessoas devem se sentir livres para criticar qualquer político que não esteja fazendo um bom trabalho".

"Mas não tinha muito claro o que ia dizer", afirmou.

O ator e diretor de 82 anos esboçou seu discurso pouco antes de ir à Convenção Nacional Republicana em Tampa, Flórida (sudeste).

A ideia do bate-papo com a cadeira vazia, em que conversou com um Obama invisível, lhe ocorreu quando aguardava nos bastidores, pouco antes de sua participação (veja vídeo abaixo, em inglês).

Vídeo em inglês

"Havia uma cadeira ali e um cara me perguntava continuamente se eu queria me sentar", disse Eastwood, ganhador de quatro prêmios Oscar.

"Então tive a ideia. Colocarei a cadeira no cenário e conversarei com o senhor Obama, perguntando a ele por que não cumpriu as promessas que fez a todo mundo".

Finalmente, a lenda de Hollywood roubou a cena da convenção republicana, mas talvez não como esperava: não recebeu críticas muito boas pela encenação, considerada ridícula pelos colegas em Hollywood.

O discurso foi motivo de piada no Twitter --a conta @InvisibleObama ganhou mais de 50 mil seguidores em menos de 24 horas --e a palavra "eastwooding" se transformou em um novo verbo em inglês, significando o ato de falar com uma cadeira vazia.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página