Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/09/2012 - 19h18

EUA retiram maior parte de seu corpo diplomático da Líbia

Publicidade

DA FRANCE PRESSE, EM WASHINGTON

Os Estados Unidos retiraram a maior parte de seu pessoal diplomático da Líbia, após o ataque ao consulado americano em Benghazi que deixou quatro mortos e obrigou Washington a reexaminar a segurança em todas as suas missões no exterior, informou nesta quarta-feira um funcionário.

Embaixador morto representou os EUA durante revolta contra Gaddafi
Islamitas voltam a protestar em frente à embaixada americana no Cairo
Hizbollah diz que filme anti-Islã incita ódio entre coptas e muçulmanos
Parlamento líbio pede perdão por ataques a consulado americano

Os funcionários americanos que estavam na Líbia foram levados à Alemanha. Também foi ordenada uma revisão da segurança em todas as missões diplomáticas dos Estados Unidos no mundo, disse o funcionário, acrescentando que além dos quatro mortos, três diplomatas ficaram feridos no ataque de terça-feira.

"Ainda estamos trabalhando dentro da confusão dos primeiros relatórios e muitos detalhes do que ocorreu em Benghazi não estão claros", destacou o funcionário.

Inicialmente, todo o pessoal do consulado americano em Benghazi --incluindo os feridos e os corpos dos quatro mortos-- foi levado para Trípoli nas horas posteriores ao ataque, em um avião fretado.

Estes funcionários "estão agora em processo de retirada para a Alemanha", onde os feridos serão tratados e os corpos das vítimas fatais seguirão para os Estados Unidos.

France Presse
Civis líbios ajudam homem inconsciente, mais tarde identificado como o embaixador americano morto Chris Stevens
Civis líbios ajudam homem inconsciente, mais tarde identificado como o embaixador americano morto Chris Stevens

"Enquanto isso, reduzimos a quantidade de funcionários na embaixada em Trípoli ao nível mínimo necessário", revelou o oficial, que pediu para não ser identificado.

"Na noite passada, foi ordenado a todas as nossas sedes diplomáticas no mundo a revisão de sua segurança e a adoção de todos os passos necessários para melhorá-la".

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página