Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/09/2012 - 19h33

Manifestante morre no Cairo; número de mortos sobe para sete

Publicidade

DA REUTERS, NO CAIRO

Um manifestante foi morto pela polícia egípcia perto da Embaixada dos Estados Unidos no Cairo durante um protesto contra o filme "A Inocência dos Muçulmanos", considerado ofensivo ao islã, disse uma fonte de segurança. A morte se soma a outras seis em outros países, em protestos pelo mesmo motivo.

Manifestantes jogam explosivo em embaixada dos EUA na Tunísia
Manifestantes entram na embaixada do Reino Unido no Sudão
Manifestante morre durante protestos anti-EUA no Líbano
Saiba mais sobre vídeo que desencadeou ataques aos EUA

Ao menos outras duas pessoas morreram em confronto próximo à embaixada americana em Túnis, na Tunísia. Anteriormente,tinham sido informadas três mortes.

Já no Líbano, em Trípoli, um manifestante foi morto quando tentava invadir um prédio do governo, segundo a polícia.

Outras três pessoas foram mortas no Sudão, no norte da África, onde manifestantes entraram nas embaixadas de Alemanha, Reino Unido e Estados Unidos na capital Cartum.

A vítima no Cairo, de 35 anos, que morreu por ferimentos a bala, é a primeira pessoa a ser morta no Egito nos confrontos, que aconteceram depois que manifestantes escalaram as paredes da embaixada em protestos na terça-feira.

"Deus é grande" e "Não há deus além de Deus", gritava o grupo de manifestantes, atirando pedras e bombas de gasolina nas forças de segurança em uma rua que conecta a Praça Tahrir às embaixadas próximas, nesta sexta. A polícia tentou conter a multidão atirando latas de gás lacrimogêneo.

A agência de notícias estatal disse que 27 pessoas ficaram feridas nesta sexta-feira. Com base nos números anunciados em outros dias, mais de 250 pessoas ficaram feridas desde o início dos conflitos, na terça-feira, no Egito.

PROTESTOS

Os atos se espalharam por quase 20 países com grande população muçulmana desde quando as imagens do filme "A Inocência dos Muçulmanos" foram reveladas --Egito, Líbia, Tunísia, Índia, Síria, Líbano, Marrocos, Irã, Sudão, Iêmen, Israel, Iraque, Afeganistão, Paquistão, Indonésia, Bangladesh, Nigéria, Qatar, Jordânia e nos territórios palestinos.

Nesta sexta-feira, quatro representações diplomáticas foram atacadas em países no norte da África.

'A INOCÊNCIA DOS MUÇULMANOS'

Intitulada "A Inocência dos Muçulmanos", a produção amadora foi produzida nos EUA, de acordo com as informações disponíveis, e ganhou o mundo pela internet.

O filme retrata o profeta Maomé de forma controversa e serviu de estopim para as manifestações, que começaram na terça (11).

O ato mais grave aconteceu na Líbia, onde o embaixador americano Christopher Stevens morreu em uma emboscada no consulado em Benghazi, junto com outros três funcionários diplomáticos.

O atentado está sob investigação das autoridades locais. Na quinta (13), quatro suspeitos foram presos.

Veja vídeo

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página