Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/09/2012 - 19h11

Obama diz que ajudará novo presidente mexicano no combate ao narcotráfico

Publicidade

DA FRANCE PRESSE

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, se comprometeu a colaborar com a Presidência de Enrique Peña Nieto, que assume o cargo no México em 1º de dezembro, na luta contra o narcotráfico. Obama disse que "é um erro considerar o narcotráfico como um problema mexicano, já que os EUA gera muita demanda [por drogas]".

A declaração de Obama aconteceu durante um forum do canal Univisión na Universidade de Miami, em resposta a uma pergunta sobre se era o momento de fazer uma mudança de estratégia contra o narcotráfico, que deixou milhares de mortos no México.

Obama disse que o México vem fazendo uma batalha extraordinária pelo controle de seu território e parabenizou o presidente Felipe Calderón pela coragem de enfrentar os cartéis do país.

"Quero dizer ao novo presidente do México (Peña Nieto) que continuaremos colaborando."

Para Obama, os EUA devem priorizar em seu território os programas de prevenção e tratamento do uso de drogas, de forma a diminuir a demanda por esses produtos.

Na quarta, durante o mesmo forum, o candidato republicano à Presidência, Mitt Romney, afirmou que os EUA deveriam assumir sua parcela de culpa na violência entre os cartéis mexicanos. "Esse é um problema que compartilhamos. Nós temos que reduzir o consumo de entorpecentes", disse o candidato. Romney prometeu que, se eleito, a luta contra o narcotráfico será uma das prioridades do seu governo e disse que iria fazer campanas contra o consumo de drogas nos EUA.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página