Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/09/2012 - 03h23

China envia delegação ao Japão para aliviar tensões

Publicidade

DA EFE

A China enviará nesta segunda-feira uma delegação diplomática ao Japão para tentar aliviar tensões com o Governo japonês após a escalada do conflito pelo controle do arquipélago Diaoyu/Senkaku, informou o jornal "South China Morning Post".

O escritório de relações internacionais do Partido Comunista chinês explicou que a delegação, que permanecerá em Tóquio quatro dias, será liderada pelo ex-diretor-geral para assuntos asiáticos, Yang Yanyi.

Um de seus objetivos é limar asperezas antes que os ministros de Relações Exteriores chinês e japonês se encontrem na próxima quarta-feira em Nova York no marco da reunião da Assembleia Geral da ONU.

Durante a visita, a delegação chinesa se reunirá tanto com representantes do Governo como da oposição.

Pequim pediu várias vezes a Tóquio para voltar "à mesa de negociações" para resolver a disputa pelas ilhas Diaoyu (para o Japão, as Senkaku), apesar de ter incidido em que tomará "as medidas necessárias" para defender sua soberania.

O conflito explodiu há poucos dias, quando o Governo japonês anunciou que tinha comprado de um proprietário privado três das ilhotas, o que provocou o envio de duas frotas patrulheiras chinesas às águas próximas ao arquipélago.

Desde então, milhares de manifestantes foram às ruas em várias cidades chinesas, enquanto várias empresas japonesas, entre elas Panasonic e Canon, fecharam suas sedes e fábricas na China por medo a ser objeto de ataques.

Enquanto os protestos foram sendo dissipados em Pequim e nas outras cidades onde aconteceram ao redor de mil cidadãos japoneses se manifestaram neste sábado em frente à Embaixada chinesa em Tóquio, sem que fossem registrados incidentes.

O arquipélago da discórdia fica situado a 250 quilômetros do litoral da China continental e a 200 ao oeste do arquipélago japonês de Okinawa, e se estima que suas águas - motivo de disputa entre chineses, japoneses e taiuaneses durante décadas - poderiam contar com grandes recursos marítimos e energéticos.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página