Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/09/2012 - 17h34

México prende 35 policiais suspeitos de envolvimento com narcotráfico

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

A Marinha mexicana prendeu nesta segunda 35 policiais sob a suspeita de envolvimento com um dos maiores cartéis de drogas do país, o Zetas. Os detidos foram levados à Cidade do México.

Quatro dos presos eram mulheres e a maioria (19 pessoas) foi capturada em Veracruz, Estado que tem a reputação de ser corroído pela corrupção e que o presidente Felipe Calderon classificou no ano passado como "deixado nas mãos" dos Zetas.

Segundo a Marinha, Veracruz vive uma guerra entre os Zetas e um grupo chamado Jalisco Nueva Generación, associado ao cartel Sinaloa.

Desde 2006, o governo lançou uma ofensiva contra os cartéis no país, mas admitiu que era necessário que todos os policiais fossem submetidos a um processo que certificasse a lisura das corporações, principalmente em nível local. Dos 470 mil policiais mexicanos, 90% atuam ou em nível estadual, ou municipal.

Estimativas apontam que desde 2006 mais de 60 mil pessoas morreram em eventos relacionados ao narcotráfico no México.

Também nesta segunda o governo do Estado de Guerrero anunciou a prisão de 18 policiais locais na cidade de Taxco sob suspeita de vínculos com o crime organizado.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página