Publicidade
Publicidade
Pesqueiros taiwaneses protestam em águas de ilhas disputadas
Publicidade
DA EFE, EM TÓQUIO
Dezenas de pesqueiros taiwaneses que entraram no início desta terça-feira em águas das ilhas disputadas pelo Japão, China e Taiwan se afastaram da zona após um protesto simbólico para reivindicar seu direito de trabalhar na região, informou a televisão japonesa NHK.
Segundo o canal, os pesqueiros retornaram para Taiwan após terem se aproximado a 10 quilômetros das ilhas e rodeado em sinal de protesto.
A guarda-costeira do Japão tentou sem sucesso deter as embarcações lançando canhões de água.
| Yomiuri Shimbun/France Presse | ||
![]() |
||
| Barcos da guarda-costeira japonesa disparam jatos de água sobre pesqueiros taiwaneses |
Os navios, segundo a NHK, pertencem a uma cooperativa de pesca do condado taiwanês de Yilan, que afirma que as águas das ilhas são uma fonte de recursos para os pescadores de Taiwan.
Após rodear a ilha, a pequena frota se afastou das ilhas. A Guarda Litorânea japonesa afirmou que cerca de 60 pesqueiros taiwaneses foram para a zona, acompanhados de mais de dez navios-patrulha.
| Diogo Shiraiwa/Editoria de Arte/Folhapress |
![]() |
| OF das ilhas do Japão |
O incidente ocorreu após o Japão, país que administra as ilhas, protestarem ontem pela "invasão" de três navios-patrulhas chineses em águas do pequeno arquipélago, conhecido como Senkaku pelo Japão, Diaoyu pela China e Tiaoyutai por Taiwan.
CONFLITO TERRITORIAL
O conflito territorial em torno ao arquipélago, que tem uma superfície total de menos de sete quilômetros quadrados, aumentou há duas semanas, quando o governo japonês comprou o território de três das ilhas de seu ex-proprietário privado japonês.
Tanto a China como Taiwan protestaram por essa ação e a declararam inválida.
Para tentar aliviar a tensão, o Japão, que não mantém relações diplomáticas com Taiwan mas sim com a China, enviou ontem seu vice-ministro de Relações Exteriores para Pequim, onde se reunirá hoje com seu colega chinês para tratar sobre o assunto.
Além de ter grandes recursos pesqueiros, acredita-se que as ilhas tenham importantes reservas de gás e petróleo.
+Pelo mundo
+ Canais
+ Livraria
- 'Violência diminuiu', defende psicólogo de Harvard em livro
- Vítima de sequestro relata anos de cativeiro em '3096 Dias'
- Documentários relatam atrocidades dos tiranos mais notórios do século 20
- 'Inflação é primordialmente um fenômeno político', diz historiador
- Acusado de assassinar crianças, inocente passou anos no corredor da morte
- Leia trecho de 'Vida Roubada', relato de mulher sequestrada por 18 anos
- Influente economista do século 20 escondia casos homossexuais
- Corporações financeiras corromperam os EUA, diz autor
- Antropóloga dos EUA pesquisa médiuns e cura espiritual no Brasil
- Livros sobre liderança omitem os detalhes sórdidos
Publicidade
As Últimas que Você não Leu
Publicidade
+ LidasÍndice
- Senador boliviano exilado em embaixada vai ao STF
- Quase metade dos britânicos querem país fora da UE, diz pesquisa
- Análise: Brasil não parece disposto a comprar briga com governo Evo
- Senador asilado em embaixada vai ao STF
- Premiê haitiano pede que saída do Brasil seja gradual
+ Comentadas
- Assad considera ser 'provável' invasão estrangeira à Síria
- Obras no palácio presidencial do Paraguai revelam relíquias de guerra com o Brasil
+ EnviadasÍndice












