Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/09/2012 - 17h40

Primeiro-ministro de Israel promete responder Ahmadinejad na ONU

Publicidade

DA REUTERS

O primeiro-ministro de Israel, Binyamin Netanyahu, prometeu na quarta-feira uma resposta firme na ONU ao novo ataque verbal do presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, e reiterou seu compromisso de impedir que o Irã obtenha armas nucleares.

Antes de embarcar para Nova York, onde discursará na quinta-feira à Assembleia Geral da ONU, Netanyahu divulgou uma carta aberta aos israelenses por ocasião do Yom Kippur (Dia do Perdão), principal celebração do calendário judaico.

"A respeito do Irã, estamos todos unidos na meta de impedir que eles obtenham armamentos nucleares. No dia em que rezamos para sermos inscritos no Livro da Vida, um palanque foi dado ao regime tirânico do Irã, que busca toda oportunidade de nos sentenciar à morte", disse Netanyahu.

Oded Balilty/Associated Press
Mulher se exercita em uma via-expressa vazia de Tel Aviv, em Israel, durante feriado de Yom Kippur
Mulher se exercita em uma via-expressa vazia de Tel Aviv, em Israel, durante feriado de Yom Kippur

"Na véspera do Yom Kippur, sagrado para o povo judaico, o tirano iraniano optou por pedir publicamente diante do mundo todo para que nós sumamos. Este é um dia negro para aqueles que optaram por permanecer no auditório e escutar essas palavras odiosas."

O premiê não citou nenhum país em especial. A delegação dos EUA não estava no plenário na hora do discurso de Ahmadinejad, nem a de Israel e Canadá.

"Nas declarações que farei diante dos representantes das nações na Assembleia-Geral da ONU, eles vão escutar nossa resposta. Como primeiro-ministro de Israel, o Estado do povo judaico, estou trabalhando de todas as maneiras para que o Irã não tenha armamentos nucleares", disse Netanyahu.

"A história prova que aqueles que quiseram nos apagar do mapa fracassaram nesse objetivo, ao passo que o povo judaico superou todos os obstáculos."

Os judeus acreditam que entre o Rosh Hashaná (ano novo judaico) e o Yom Kippur Deus decide quem será inscrito no Livro da Vida, o que significa que essas pessoas não irão morrer no próximo ano.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página