Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/10/2012 - 15h45

Chavismo pode manipular resultado das eleições, diz Vargas Llosa

Publicidade

DA EFE, EM MADRI

O escritor Mario Vargas Llosa opinou neste domingo que o candidato opositor à presidência da Venezuela, Henrique Capriles, precisa de uma ampla vitória sobre o presidente Hugo Chávez para que o governo não manipule o resultado das eleições da Venezuela.

Campanha na Venezuela teve duelo de brasileiros; veja vídeos
Manter apoio na periferia é vital para êxito de Chávez na eleição
Brasileiro é mentor de crítica light de Capriles ao presidente Chávez
Análise: Chávez atualiza populismo do argentino Juan Perón

"O problema de Capriles é, claro, que se sua vitória se der por uma margem pequena, as possibilidades de que o governo manipule o resultado a seu favor são muito grandes", disse o Prêmio Nobel em artigo publicado hoje no diário espanhol "El País".

Para Vargas Llosa, "a menos que mandem matá-lo, [Capriles] será mais cedo ou mais tarde o sucessor do comandante Hugo Chávez como presidente de seu país".

O escritor acrescentou que, segundo as últimas pesquisas, o candidato unitário da oposição "tirou de dois a quatro pontos das intenções de voto em Chávez".

O perigo de uma manipulação, segundo o autor, "só poderia ser evitado com uma vitória inequívoca, tão ampla que a fraude seria muito visível e escandalosa para que os venezuelanos a admitissem".

'VELHA POLÍTICA VENEZUELANA'

Vargas Llosa elogia a campanha de Capriles, de 40 anos, e lembra que "não tem vinculação alguma com a velha política venezuelana, a do desperdício, as picaretagens e a irresponsabilidade que incubaram o chavismo".

O autor ainda alega que, devido à doença de Chávez - apesar de que o presidente insiste que superou o câncer - "o risco que se o reelegem não esteja em condições de continuar governando, é enorme".

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página