Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/10/2012 - 19h05

Reforma em Cuba anima diretor a trazer blogueira ativista ao Brasil

Publicidade

DE SÃO PAULO

O brasileiro Dado Galvão acordou nesta terça-feira com um SMS da blogueira cubana Yoani Sánchez: "o governo cubano anuncia o fim da chamada permissão de saída a partir de 13 de janeiro de 2013. Já tenho a mala preparada para fazer essa viagem que me negaram tantas vezes!"

Galvão, que dirigiu o documentário "Conexão Cuba-Honduras", com a participação de Yoani, é o responsável pela mobilização para trazer a blogueira ao Brasil nos últimos dois anos. A cubana chegou a conseguir o visto do governo brasileiro em janeiro passado, para participar da estreia do filme, mas teve a permissão de saída negada pela quinta vez.

A decisão do regime cubano de retirar a exigência da permissão de saída, anunciada hoje, animou novamente o cineasta. "Já estamos articulando novamente uma `vaquinha' para comprar a passagem, com saída de Havana para o dia 14 de janeiro", disse Galvão à Folha. A arrecadação de cerca de R$ 2.000 tem sido feita principalmente entre cubanos que vivem no Brasil.

Desmond Boylan/Reuters
Yoani Sanchez, a blogueira cubana que espera se beneficiar de reformas para vir ao Brasil
Yoani Sanchez, a blogueira cubana que espera se beneficiar de reformas para vir ao Brasil

O documentário chegou a ser exibido em 21 de abril, em Jequié, na Bahia, cidade de Galvão, com a presença do jornalista hondurenho Esdras Amado López, outro personagem central do filme. "Depois disso, guardei o filme e não o inscrevi em festivais, só aguardando esse momento de exibi-lo na presença da Yoani", disse.

Galvão se diz confiante de que, desta vez, a blogueira poderá vir ao Brasil. A própria Yoani, contudo, já postou em sua conta no Twitter que teme ter seu passaporte negado -já que todo cidadão terá de tirar novamente o documento.

"Existe uma desconfiança que é natural para quem vive em um sistema autoritário. Mas ela vai receber o novo passaporte e, de posse das passagens aéreas, virá ao Brasil", afirmou. "Ela sempre brincava que seu primeiro compromisso fora do país seria com a gente [do filme], e tenho certeza absoluta de que ela vai priorizar o Brasil. Só aqui houve toda essa mobilização."

No início do ano, Yoani chegou a pedir, por vídeo na internet e carta enviada a Brasília, a intercessão da presidente Dilma Rousseff, que visitaria Cuba em fevereiro, para obter a permissão de saída do governo cubano. Publicamente, a mandatária brasileira não comentou o caso.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página