Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/10/2012 - 12h27

Lula diz que Chávez deveria "começar a preparar um sucessor"

Publicidade

DE SÃO PAULO

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que a "a democracia é um exercício de alternância de poder" e que o presidente venezuelano, Hugo Chávez, deveria começar a preparar um sucessor. As declarações foram dadas em entrevista ao jornal argentino "La Nación" publicada nesta quinta-feira.

Lula negou que tenha declarado apoio aberto à reeleição do venezuelano e defendeu a importância de revezar "não apenas pessoas mas também setores da sociedade". Afirmou que, enquanto presidente, proibiu que o PT apresentasse uma proposta de emenda que permitisse sua segunda reeleição.

No último dia 7, Chávez, que tem 58 anos e está no cargo desde 1999, foi reeleito para mais um mandato com duração de seis anos que termina em 2019.

Na entrevista, o brasileiro destaca que preferia Chávez a seu adversário nas urnas, Henrique Capriles, porém sugere que ele comece "a preparar sua sucessão". "Porque a Constituição permite que Chávez seja candidato por uma quarta vez, mas, quando ele perder, os adversários também poderão se apresentar quantas vezes queiram, e isso eu não acho que será bom."

"Foi por isso que eu mesmo não quis um terceiro mandato. Porque, se o fizesse, teria querido um quarto e, depois, um quinto. Então, se os quero para mim, os quero para todos. E, para a democracia, a alternância de poder é uma conquista da humanidade, e por isso é preciso mantê-la", afirmou.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página