Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/10/2012 - 11h50

Deputados sul-coreanos visitam ilhas disputadas com Japão

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Um grupo de parlamentares sul-coreanos fez uma visita nesta terça-feira a um arquipélago no mar do Japão que é disputado entre Seul e Tóquio. A chegada dos deputados às ilhas causou protestos do governo japonês.

Segundo agentes da polícia sul-coreana, os 15 parlamentares sobrevoaram as ilhas, chamadas de Dokdo por Seul e Takeshima pelo Japão, e foram recebidos pela Guarda Costeira após pousarem no território em disputa.

A visita foi programada para uma inspeção da Comissão de Defesa do Parlamento sul-coreano e provocou reclamações dos japoneses, que enviaram uma carta à Coreia do Sul em protesto.

O vice-ministro das Relações Exteriores do Japão, Chikao Kawai, encaminhou o protesto ao embaixador sul-coreano em Tóquio, Shin Kak Soo, e ressaltou que o Japão considera a visita dos deputados um fato "extremamente lamentável".

A tensão entre Coreia do Sul e Japão se intensificou em meados de agosto, quando o presidente sul-coreano, Lee Myung-bak, fez uma visita ao arquipélago, o que gerou protestos de Tóquio.

Desde então, os laços bilaterais do Japão com a Coreia do Sul permanecem desgastados, assim como as relações com a China, onde o conflito territorial em relação às ilhas Senkaku/Diaoyu provocou uma onda de protestos, incluindo alguns ataques a interesses e cidadãos japoneses.

O pequeno arquipélago Senkaku/Diaoyu não possui moradores e é administrado pelo Japão, enquanto as ilhas Dokdo/Takeshima são formalmente controladas pela Coreia do Sul, que mantém um destacamento da Guarda Costeira no local.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página