Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/10/2012 - 17h09

Partido do premiê israelense aprova aliança com ultraconservadores

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O Likud, partido do premiê israelense Binyamin Netanyahu, aprovou nesta segunda-feira a aliança com a formação ultranacionalista Israel Beitenu para a eleição parlamentar de janeiro de 2013.

O partido é chefiado pelo ministro de Relações Exteriores, Avigdor Lieberman. A coalizão foi aprovada pelos 3.700 delegados da convenção do Likud, que aconteceu em Tel Aviv. Os delegados representam entre 120.000 e 130.000 afiliados ao partido.

"Para superar os desafios financeiros e de segurança, precisamos de unidade e responsabilidade", disse Netanyahu aos membros da convenção. "Hoje é essencial que o campo nacional reúna suas forças. Por isso pedi a Lieberman que fizesse campanha com o Likud".

Apesar da aliança, o premiê disse que o Likud manterá a independência. A coalizão aconteceu apesar da contrariedade de um grupo de ministros, liderado por Michael Eitan, que tentou estabelecer o voto secreto na convenção para se opor à aliança eleitoral com o partido Israel Beiteinu.

Em comunicado posterior, Avigdor Lieberman afirmou que a aliança permitirá a construção de um governo forte que poderá enfrentar melhor os desafios do Estado de Israel.

LISTA

O acordo coloca Binyamin Netanyahu no topo da lista de votação, enquanto Lieberman é o segundo. Em caso de vitória da coalizão, o atual premiê ganha mais um mandato como chefe de governo. Atualmente, os dois partidos possuem 42 cadeiras do Parlamento.

Israel teve as eleições antecipadas no início do mês. Marcado anteriormente para outubro de 2013, o pleito acontecerá em 22 de janeiro.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página