Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/10/2012 - 12h18

Premiê diz que Espanha pedirá resgate "se for necessário"

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O presidente de governo (premiê) da Espanha, Mariano Rajoy, afirmou nesta quarta-feira que pedirá ajuda do BCE (Banco Central Europeu) se for necessário, mas que precisará de apoio unânime de todos os países da União Europeia.

Para Rajoy, o resgate não é indispensável no momento. Em discurso no Congresso espanhol, ele também elogiou o programa de compra de dívida pública proposto pelo presidente do BCE, Mario Draghi, para socorrer os países em crise.

"O instrumento [de compra da dívida pública proposto pelo BCE] é muito importante e, se a Espanha precisar, tenham a total e absoluta certeza de que eu pedirei".

Em setembro, o BCE anunciou o programa, que obriga o país a fazer uma solicitação formal e a aceitar condições impostas em troca, como medidas mais profundas de austeridade, o que encontra a resistência de Madri.

ADIAMENTO

Segundo o jornal "El País", Rajoy espera não ter que pedir socorro financeiro até o fim do ano. O governo avalia que os leilões de títulos estão em bom nível, cobrindo as necessidades de financiamento, e que o risco país está em condições satisfatórias.

Fontes ouvidas pela publicação dizem que as negociações para a união bancária e fiscal, impulsionada depois da quebra do Bankia, ajudarão para diminuir as pressões sobre o país.

A Espanha é um dos países mais afetados pela crise econômica e possui a taxa mais alta de desemprego na região, com 25,8% em setembro.

Em junho, os bancos do país, que têm dificuldades de financiamento, tiveram autorização do BCE para receber uma ajuda financeira, que deverá ser de € 60 bilhões (R$ 156 bilhões).

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página