Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/11/2012 - 08h51

A 48h da eleição, pesquisa mostra Obama e Romney empatados com 48%

Publicidade

DA AFP

A 48 horas das eleições presidenciais nos Estados Unidos, a disputa pela Casa Branca está empatada: o presidente democrata Barack Obama e o candidato republicano Mitt Romney têm 48% das intenções de voto cada um, segundo pesquisa ABC News/"Washington Post" divulgada neste domingo (4).

A sondagem mostra que, entre os eleitores independentes --que podem definir a votação--, ambos os candidatos aparecem com 46%.

Quando questionados sobre a simpatia dos candidatos --tópico que Obama sempre liderou com folga--, os dois aparecem praticamente empatados, com 54% para o presidente democrata e 53% para o republicano.

Win McNamee - 22.out.2012/Getty Images/AFP
Os candidatos Mitt Romney (esq.) e Barack Obama se cumprimentam após debate na Universidade Lynn (Flórida)
Os candidatos Mitt Romney (esq.) e Barack Obama se cumprimentam após debate na Universidade Lynn (Flórida)

Mas a pesquisa mostra que os candidatos têm apoios muito diferentes. Obama, por exemplo, lidera entre as mulheres (vantagem de 6 pontos percentuais). Romney, entre os homens (7 pontos).

A vantagem do republicano entre os eleitores brancos é de 20 pontos percentuais, mas Obama lidera entre as minorias com 59 pontos à frente de Romney.

Como na eleição de 2008, o democrata é o preferido dos adultos jovens. Ele tem 20 pontos de vantagem, enquanto Romney supera Obama em 12 pontos percentuais entre os eleitores mais velhos.

A pesquisa tem margem de erro de três pontos percentuais.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página