Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/11/2012 - 11h26

Jornal inglês publica mensagens entre premiê e jornalista de tabloide

Publicidade

DA EFE

Duas mensagens de texto trocadas entre o primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, e a jornalista Rebekah Brooks, ex-chefe-executiva do grupo News International, foram publicadas neste domingo (4) pelo tabloide sensacionalista "Mail on Sunday".

Trata-se de mensagens entregues à comissão para investigar a ética jornalística no país após a eclosão do escândalo das escutas feitas pelo extinto tabloide "News of The World" ("NoW"), do empresário da comunicação Rupert Murdoch.

Um porta-voz de Downing Street, residência e escritório oficial do premiê britânico, confirmou a autenticidade das mensagens e informou que o chefe do Executivo inglês colaborou com a comissão.

Uma das mensagens, de Brooks para Cameron, o elogiava depois de um discurso no congresso anual do Partido Conservador em 2009: "Um discurso brilhante. Chorei duas vezes. Adorei que trabalharemos juntos".

Na outra, também de 2009, Cameron menciona o marido da jornalista, o treinador de cavalos Charlie, e lhe agradece por deixar montar um cavalo "rápido, imprevisível e difícil de controlar, mas divertido".

O deputado trabalhista Chris Bryant informou à rede pública BBC que escreveu ao juiz da comissão, Brian Leveson, pedindo que todos os e-mails e mensagens de celular trocados entre Cameron e Rebekah sejam publicados.

Um relatório com as conclusões do juiz sobre a investigação é esperado para este mês.

REBEKAH BROOKS

As duas mensagens foram enviadas em outubro de 2009, pouco depois que Rebekah se tornou chefe-executiva do grupo News International, a filial britânica do império britânico de Murdoch, a News Corporation.

Quando prestou depoimento à comissão, Rebekah disse que Cameron havia enviado uma mensagem a seu celular quando ela renunciou de seu cargo pelo caso das escutas, em julho de 2011, em que a dizia para "manter a cabeça erguida".

A jornalista apresentou sua carta de demissão após o escândalo das escutas, feitas durante anos por jornalistas do "NoW" para obter informações exclusivas, obrigar Murdoch a fechar o semanário de 168 anos de história.

Rebekah e seu marido Charlie são acusados de obstrução à Justiça, e a jornalista tem pendente outro julgamento junto com o ex-assessor de imprensa de David Cameron, Andy Coulson, pelo caso das escutas.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página