Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/11/2012 - 16h03

Chinês Ai Weiwei apoia Obama, mas o critica por direitos humanos

Publicidade

DE SÃO PAULO

O artista plástico e dissidente chinês Ai Weiwei deu seu apoio ao democrata Barack Obama para a Presidência dos Estados Unidos, mas o criticou por não ter mencionado os direitos humanos na relação com a China.

Povoado da família Obama no Quênia exibe eleições em telão
Aos 90, avó queniana de Obama reza por sua vitória
Mercado financeiro se preocupa com indefinição na eleição nos EUA

Em depoimento à emissora de televisão CNN nesta terça-feira, o opositor ao regime comunista disse que o democrata é mais confiável, apesar de estar desapontado por nenhum dos candidatos ter comentado sobre a situação dos dissidentes e a corrupção no PC chinês.

"Por não tocar nesses assuntos, os candidatos estão protegendo a parceria estratégica com a China, em detrimento de valores e crenças humanas essenciais".

Ele defendeu a democracia em todo o mundo, mas disse que o pleito nos Estados Unidos é influenciado por interesses de indivíduos e organizações que investem nas candidaturas.

"As campanhas são meros mostruários, extravagantes e vazios. O tempo, o dinheiro e as energias gastas nos grandes espetáculos poderiam ser usados para resolver os problemas específicos dos americanos".

COBERTURA

Ai Weiwei disse que os meios de comunicação chineses não fazem menção à eleição americana e que o país não aparenta estar preocupado com o vencedor.

"A cobertura midiática raramente sai foge dos eventos regionais e da relação com a China, como a disputa com o Japão pelas ilhas Diaoyu [Senkaku para os japoneses]. As pessoas conhecem Obama como personalidade e Romney continua um completo desconecido".

O dissidente afirmou que é impossível comparar as sociedades chinesa e americana, mas que as escolhas nos dois países "demonstram dois extremos diferentes no poder político" entre as duas potências.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página